Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 8 Jan 2018
Dia Arquidiocesano do Coordenador
Cerca de 250 coordenadores reunidos no Espaço Vita

Decorreu, no passado sábado, dia 6 de janeiro, do Espaço Vita, o Dia Arquidiocesano do Coordenador. Um dia marcadamente formativo para todos os coordenadores arquidiocesanos que procurou oferecer uma manhã de reflexão, oração e partilha de conhecimentos e experiências.

Foram cerca de 250 os coordenadores dos diferentes Departamentos diocesanos, Movimentos de Apostolado, Associações de Fiéis, Grupos «Semeadores de Esperança», Catequistas, Grupos Juvenis, Grupos Sócio-Caritativos, Leitores, Acólitos, Grupos Corais, Grupos de Oração, vindos de diferentes paróquias da Arquidiocese, alguns acompanhados por párocos, que encheram de cor, alegria e esperança o auditório Vita.

A manhã começou com uma pequena atividade de acolhimento. Os presentes foram convidados a escrever o seu nome, paróquia e grupo que representavam, numa folha verde, em sintonia com o plano pastoral - Despertar a Esperança - e colarem numa cana de bambu. Já sentados, e como forma de “quebrar o gelo”, foram convidados a participar numa dinâmica que consistia em reproduzir determinados gestos, ao som de certas palavras: a palavra paz implicava dar um aperto de mão à pessoa que estivesse ao seu lado, a amor um abraço, o sorriso uma gargalhada e a palavra bem-vindos convidava a bater palmas.

Sob a presidência do nosso Pastor, Sr. Arcebispo Primaz, D. Jorge, na oração da manhã elevou-nos para a Luz do Alto e convidou-nos a abrir a nossa porta à mesma Luz que nos guia e conduz, acreditando que só Ele realmente é a razão da nossa missão. Com o seu carisma espiritual, ajudou-nos a introduzir o tema da nossa reflexão: A liderança nos grupos eclesiais e mostrou como as bênçãos acontecem nas nossas vidas quando O procuramos com o coração numa atitude de verdadeira graça batismal, profissão de fé e oração.

Seguiu-se a exposição do Padre Diamantino Duarte, da diocese de Lamego que, com a sua eloquente maneira de comunicar, nos trouxe o calor e a luz do que é ser um líder, um coordenador, um ser de qualidades e virtudes humanas. Ao longo da sua brilhante exposição, foi-nos mostrando como ser líder de um grupo eclesial. Com o brilho da sua presença e dos exemplos que nos apresentou, não deixou de nos expor os riscos que comporta ser um bom líder, que, mesmo sendo criativo, decisor e gestor, exige de cada um de nós um discernimento contínuo, sobretudo, na visão do divino e do humano. É-se líder por fidelidade a Jesus Cristo, por missão batismal, por amor à humanidade e por serviço à Igreja.

Após um momento de repor as forças com um café e uns bolinhos, a lembrar a festa de Reis e uns dedos de conversa para sentirmos que não estávamos sozinhos, na segunda parte da exposição, o Padre Diamantino Duarte partilhou connosco sinais de esperança na missão dos líderes. Começou por nos mostrar como liderar um grupo de jovens, olhando para o passado e perspetivando o presente intergeracional. Demostrou com clareza e subtileza que a liderança de um grupo coral exige do líder, acima de tudo, conhecimento musical e sensibilidade litúrgica. No grupo de catequistas, de leitores, de zeladoras e dos diferentes movimentos, destacou a rotatividade dos líderes, bem como o entendimento e obediência à autoridade eclesiástica.

Após as duas brilhantes exposições do Pe. Diamantino, seguiu-se um breve momento de levantamento de questões e partilha de experiências. Para terminar, um momento de louvor e envio dos participantes, presidido pelo D. Francisco, que, com o seu jeito simples, humilde e atencioso e em clima de oração, destacou o interesse da reflexão e da iniciativa a que assistiu, salientando o tesouro que os presentes receberam durante o dia. Deu-nos a sua Bênção e todos ficámos contentes porque o Senhor sempre nos cativou com Sua amizade e nunca esqueceremos que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

A organização da iniciativa esteve a cargo do Departamento da Educação Cristã de Adultos em estreita colaboração com o Departamento da Catequese e Pastoral Juvenil que agradece a todos os presentes, em particular ao Pe. Diamantino Duarte e ao grupo de jovens Gaudium que animou toda a manhã com os seus belíssimos cânticos.

É desta forma que recebemos o novo ano de 2018. De coração alegre e esperança renovada, conscientes dos desafios, mas fiéis à missão que Cristo nos confiou e que sabemos que em comunidade conseguimos dar resposta.

Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves