Desejo subscrever a newsletter de Ano Pastoral
DACS | 12 Out 2017
Pastoral da Saúde disponibiliza formação na área do Luto
O que é o luto, diferentes fases, estratégias de apoio, sinais de alerta e grupos de ajuda são alguns dos temas a aprofundar..

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde propõe, às paróquias e movimentos eclesiais, um itinerário formativo na área do acompanhamento pastoral a pessoas em luto.

As propostas de formação não implicam a criação de mais grupos, mas antes a formação dos grupos já existentes.

"Só há luto quando há morte? Fazer o luto é esquecer? Sentir-se zangado e abandonado por Deus é normal? Sentir culpa é normal? Poderá a dor pela morte de um animal de estimação ser mais forte que a dor pela morte de um familiar?", são algumas das perguntas a analisar.

De acordo com a disponibilidade dos formadores e formandos, poderá ser articulada formação nas seguintes áreas: conceitos-chave sobre o luto (o que é, fases, tipos, manifestações, saudável/doentio, sinais de alerta), tarefas relacionadas com o luto (comunicação, tempo e ritualidades, estratégias individuais de apoio, acompanhamento social e pastoral, grupos de ajuda mútua, luto de/com crianças), luto e espiritualidade (Jesus e o luto na Bíblia, esperança cristã/ilusão, Liturgia e luto na morte, perdão e luto), testamento vital e cuidar dos que cuidam.

A proposta insere-se no presente Ano Pastoral (Despertar Esperança), tendo, por isso, como tema "Despertar esperança no luto".

Para mais informações contactar a Pastoral da Saúde.

Ano Pastoral

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui