Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 15 Out 2016
Escola de Ministérios do Arciprestado de Famalicão promove formação litúrgica
Sediada em Landim, a Escola acolhe leigos provenientes de diferentes comunidades do Arciprestado e não só.

Com o objectivo de melhor preparar e formar aqueles que exercem nas suas comunidades paroquiais os diferentes ministérios litúrgicos, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Fundação Real Colégio de Landim, criou uma Escola de Ministérios que se encontra em funcionamento há cerca de dois anos, desde o final de 2014.

Apesar de estar sediada em Landim, na Alameda do Mosteiro, a Escola acolhe alunos de todas as paróquias do Arciprestado de Famalicão, assim como de outras comunidades não pertencentes a este. A Escola tem como responsáveis o P.e Nuno Castro, Delegado Arciprestal da Pastoral Litúrgica e Sacramentos, assim como o professsor André Carvalho, a quem cabe dirigir a formação de âmbito musical.

Com esta iniciativa, o Arciprestado “apela a uma imprescindível formação litúrgica, de modo a que os ministérios se situem e exerçam no conhecimento da própria acção litúrgica, contando com uma séria e aprofundada preparação técnica exigida pelos mesmos”. Deste modo, Leitores, Acólitos, Salmistas e outros, “poderão melhor exercer o seu ministério, no anúncio mais fiel da Palavra de Deus e no serviço mais comprometido da Igreja de Jesus Cristo”.

Neste intuito, esta formação, destinada a pessoas de todas as idades, encontra-se desdobrada em quatro modelos: Curso de Salmistas, Curso de Leitores, Curso de Acólitos e Curso Geral, sendo este último direccionado, sobretudo, para organistas, diretores de coro e de assembleia, entre outros. Além disso, é ainda possível frequentar uma formação mais específica na área musical, relativa à aprendizagem de algum instrumento.

De referir também que os diferentes alunos da Escola de Ministérios formam um Coro, sendo que este realiza um concerto por ano, participando ainda em outras iniciativas do Arciprestado.

Os diferentes cursos têm, por norma, a duração de um ano e as aulas decorrem ao final do dia, durante a semana, e ao sábado à tarde, sendo os horários estabeliecidos de acordo com as disponibilidades dos prodessores e dos alunos.

A frequência dos diferentes cursos é possível após a respectiva inscrição, à qual está associado um determinado custo.

Para inscrições ou para eventuais esclarecimentos e informações mais detalhadas, os interessados deverão contactar a Escola de Ministérios através dos seguintes meios: tlf:252314888; tlm:912176942;e-mail:fundacao.real.colegio.landim@hotmail.com; facebook:www.facebook.com/fundacao.real.colegio.de.landim.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão