Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 6 Jul 2017
Comemoração das Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Jorge Ortiga
Arquidiocese traçou programa comemorativo que se estende entre os dias 9 e 16 de Julho.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, celebra este ano as suas Bodas de Ouro Sacerdotais. Para assinalar os 50 anos da ordenação sacerdotal do prelado, natural da paróquia de Brufe, do nosso Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, a Arquidiocese traçou um programa comemorativo que se estende entre os dias 9 e 16 de Julho e que obedece à temática “No ouro do sacerdócio, a renovação da Arquidiocese”.

O programa, que inicia com as ordenações diaconais e termina com as ordenaçãoes sacerdotais, contempla momentos de formação, oração para membros do clero, consagrados, responsáveis da Arquidiocese, Movimentos Eclesiais e Ministérios Laicais, bom como momentos de convívio, como concertos e jantares, abertos a outras entidades. As iniciativas que compõem o programa têm também como objectivo pensar e trabalhar uma estratégia de renovação da Arquidiocese.

Assim, depois das ordenações de novos diáconos na Cripta do Sameiro, às 15h30 do dia 9 de Julho, o programa prossegue no dia 10 com um encontro destinado ao clero e aos consagrados a acontecer no Auditório Vita entre as 9h45 e as 17h30. No dia 11 a Cripta do Sameiro acolhe os Conselhos Económicos, às 21h15, para um momento de formação dedicado à “Perspectiva bíblica sobre a caridade e uso dos bens”. No dia 12 de Julho os Movimentos Eclesiais estão convidados a tomar parte de um encontro às 21h15, no Auditório Vita, que se debruçará sobre o tema “O presbítero no meio dos leigos”. Por sua vez, no dia 13, o mesmo auditório, também às 21h15, acolherá todos os que exercem os diferentes Ministérios Laicais na suas comunidades, num encontro subordinado ao tema “Introdução sobre ‘Ministérios e novas ministerialidades’”. No dia 14, sexta-feira, pelas 18h00, tem lugar na Sé Catedral a Celebração Pontificial, seguida da Sessão Solene, às 19h30, assim como do Concerto pelo Spirit Alive, às 21h30. As iniciativas deste dia destinam-se aos Bispos, ao Cabido de Santiago de Compostela, aos Sacerdotes, a todos os cristãos, entidades civis e militares. As comemorações terminam no dia 16 com as ordenações presbiterais, às 15h30, na Cripta do Sameiro.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão