Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Equipa de Comunicação Arciprestal | 27 Jul 2017
“Vamos descansar um pouco”
Passeio/convívio do Clero do Arciprestado de Famalicão

Mais um ano pastoral que está a chegar ao seu fim. Um fim que é um termo de atividade, iniciativas, preparações, e exceções de planos e atividades pastorais. Foram tempos de esforço, dedicação, entrega a tão diferentes iniciativas arciprestais e paroquiais.

Um fim que não apenas cronológico, mas como finalidade de uma caminhada e processo de crescimento humano e de fé. Este fim é o que mais importa: gradualmente irmo-nos encaminhando para a plena realização do projeto de Deus para o seu povo.

Neste duplo fim, os padres do arciprestado quiseram fazer um encontro de encerramento com um passeio/convívio.

Também Jesus, no regresso dos discípulos enviados em missão, se quis retirar com eles para descansarem. Marcos, no capítulo 6, versículos 30 a 32 conta-nos o seguinte: “Os apóstolos voltaram e, reunindo-se com Jesus, contaram-lhe tudo quanto tinham feito e ensinado.

Havia tanta gente indo e vindo que Jesus e seus apóstolos não tinham tempo sequer para comer. Então Jesus lhes disse:

- Venham comigo. Vamos sozinhos encontrar um lugar tranquilo para descansar um pouco. E eles partiram de barco, sozinhos, para um lugar sossegado.”

O destino escolhido para descasarmos física e mentalmente, confraternizarmos e fortalecermos laços de companheirismo foi a cidade de Aveiro e Ílhavo. Conhecemos as tradições e lugares mais emblemáticos e não poderia faltar o passeio de barco pela Ria.

Jesus ia espiritualmente connosco, mas fisicamente contamos com a presença do Senhor Bispo D. Nuno.

Num registo de muita proximidade e familiaridade, dirigiu algumas palavras aos participantes. “Saudamos a todos com muita amizade!

Estamos a participar neste convívio que conclui o ano pastoral. Este dia não é tanto para realizar muitas atividades, mas para viver e contemplar. É sobretudo para “con- viver”!

Passamos este dia juntos para crescermos na fraternidade. Não há nada de mais belo e precioso do que viver unidos com Jesus entre nós!

Confiamos, desde já, também a Maria a nossa viagem e este dia.

Mesmo os lugares mais conhecidos provocam em nós encanto se os soubermos ler e sentir. Entram pelos olhos e atingem a alma!

O êxito do nosso convívio não está dependente do tempo (mais calor, ou menos calor), da paisagem exterior, dos imprevistos…, mas da comunhão e amizade que construímos a cada instante, a partir dos nossos gestos e palavras”.

No final da refeição da noite, endereçou cumprimentos a todos também em nome do Senhor Arcebispo. E o Senhor Arcipreste desejou umas boas férias a todos.

Nestas férias, deixemo-nos restaurar pelo Senhor na companhia dos nossos irmãos. Não nos preocupemos apenas em descansar, mas também em favorecer o descanso do outro.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão