Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Arciprestado de V. N. Famalicão | 14 Out 2017
PARA AJUDAR A MELHOR VIVER ESTE ANO PASTORAL...
Nova iniciativa conjunta do Arciprestado com o Jornal Cidade Hoje.

Desperta Esperança!

“Esperar contra toda a Esperança” (Rm 4, 18), afirma S. Paulo outrora aos Romanos e hoje a todos nós que ousamos viver este encontro e confronto com a Palavra do Senhor… a todos nós que erguemos a coragem de unir a voz dos nossos gestos, dos nossos dias, da nossa vida, a esse grito de Esperança que não se pode silenciar nem esconder!

Na frieza indiferente e cortante deste tempo cinzento, onde se multiplicam situações de injustiça, de dor, de guerra e de morte, a Esperança não pode resignar-se à passividade de uma mera utopia poética, que perdeu a força de nos curar e atravessar toda a nossa existência!

A Esperança que ansiamos é uma Esperança arrojada, vibrante e invencível! Esta só pode ser despertada no encontro pessoal com Jesus Cristo, o Senhor Ressuscitado… nesse encontro que nos faz “arder o coração” (cf. Lc 24, 32), que muda e renova o sentido da nossa vida, que nos inunda de uma alegria sem par e nos “atira”, exultantes e apressados, para o anúncio da Boa Nova a todos os homens! A partir deste encontro podemos fazer e ser tudo o que Ele nos pede, pois, como afirma o apóstolo, “tudo posso n’Aquele que me conforta” (Filip 4, 13) e a presença do Espírito Santo confirma-nos na certeza de que “a Esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações” (Rm 5, 5).

Por isso, Despertar Esperança traduz-se neste imperativo de deixarmos que o Senhor nos encontre e nos converta em apaixonados anunciadores do Seu amor!

“Despertar Esperança: «Esperar contra toda a Esperança» (Rm 4, 18)” é precisamente o desafio que nos lança neste novo Ano Pastoral, iniciado no passado dia 1 de Outubro, a nossa Arquidiocese de Braga.

Assim, para ajudar cada cristão, cada homem e cada mulher, a viver “o encontro pessoal com Jesus Cristo”, capaz de a todos converter em “discípulos missionários” e “semeadores de Esperança”, respondendo ao desafio de renovação a que se propõe a Arquidiocese de Braga, o Jornal Cidade Hoje, numa iniciativa conjunta com o Arciprestado de Vila Nova Famalicão, publicará em todas as suas edições, ao longo dos próximos meses, um pequeno espaço de reflexão e oração.

Esse espaço será composto, numa primeira parte, por duas frases, sendo que uma delas será sempre da Sagrada Escritura e uma outra será retirada de algum documento da Igreja, poema ou pensamento. A estas frases segue-se uma breve oração, em forma de exortação, interpelando para o despertar da Esperança.

Posto isto, estimado leitor, a partir da próxima semana e até ao final de Julho de 2018, poderá encontrar sempre neste espaço, intitulado de “Desperta Esperança”, uma provocação para que cada um desperte e ajude outros a despertar para uma vida mais plena de sentido e de alegria!

Desperta Esperança - Eis o desafio deixado a todos os crentes, fundado na alegria do encontro pessoal, íntimo e restaurador com o Senhor Jesus! Assim, que este pequeno espaço de reflexão e oração seja o recanto onde, acolhendo a Palavra de Deus, nos possamos transformar, de modo a que, despertando para a Esperança e despertando Esperança no coração de cada irmão, possamos trazer no olhar as mesmas cores primaveris da Fé do profeta Jeremias, que diante de todas as dificuldades com que se deparou, vislumbrou o encanto da insuperável beleza de Deus, afirmando-Lhe: “Vejo um ramo de amendoeira” (Jr 1, 11).

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão