<< Inicio < Anterior 1 / 1 Seguinte > Fim >>

2016 Fevereiro 16 | Maria
Missa COM a Catequese
Pessoalmente prefiro dizer “missa com a catequese” e não missa da catequese”.
Na paróquia onde me encontro esta missa é celebrada apenas uma vez por mês...
Se por um lado é uma missa com uma dinâmica muito própria e é bonito ver as crianças, jovens, catequistas e pais juntos, por outro, para além de ser muito pobre participar apenas mensalmente numa missa – e isso acontece com os catequizandos mas também com muitos catequistas e pais – leva a que as missas dominicais da paróquia, que são várias, apresentem muito pouca ou nenhuma participação destas faixas etárias.
Quanto a mim, se não há possibilidade de celebrar uma missa “jovem” semanalmente, seria bom procurar “enquadrar” a catequese com as suas dinâmicas nas missas já existentes. Pois, na verdade, se Jesus pediu que deixassem vir Ele as criancinhas, também não consta que os tenha “separado” dos mais velhos…
As várias idades complementam-se e completam-se, tal como numa família onde há membros de várias idades. A experiência e sabedoria dos mais velhos enriquece os mais jovens, que por sua vez transmitem aos mais velhos uma nova esperança e muita alegria, mesmo com a irrequietude que lhes é própria.
Então, como família, devemos reunir-nos na casa de Deus à volta da mesa da Palavra e do Pão, celebrando juntos o mistério da Eucaristia.
Não há soluções ideias, mas “esvaziar” as missas tradicionais também não me parece que seja grande solução…
2009 Fevereiro 09 | Simão Cunha
Missa da Catequese
Na minha comunidade, a catequese é sensivelmente uma hora antes da missa (quer ao sábado, quer ao domingo). Tem muito tendência por dizer que estas missas são missas da catequese, mas de facto, é que não são. 1º porque são missas em que tem muita afluência de pessoas de várias idades. 2º as homilias, não são destinadas aos catequizandos (para as sua idades). 3º a cada passo há um funeral.
Ao sábado os adolescentes vão ler, mas...
Nos tempos forte, tem-se tentado dinamizado um pouco mais as missas, mas isso não chega.
2009 Janeiro 19 | Hélia Godinho
catequese
Na minha paróquia há Missa da catequese uma vez por mês. Nesse Domingo são as catequistas a preparar a missa e as crianças a participarem activamente. É uma Missa diferente onde se pretende que os catequizandos se encontrem com Jesus e que percebam que é Ele que nos chama .
2009 Janeiro 15 | Maria da Conceiçao silva Lopes
Catequese
Na minha paroquia nao ha missa da catequese talvez porque o paroco tem 3 paroquias mas sempre que temos encontros e ate na catequese as crianças faltam com frequencia nao existe iniciativa por parte dos pais. O Paroco e os catequistas nao podem trabalhar se os proprios pais nao ajudam.
2009 Janeiro 10 | Zenaide Pereira
conquistar a criança e o jovem para a Missa
Precisa haver maior empenho da comunidade e dos catequistas para que os catequisandos sintam o valor da Missa e participem dela espontaneamente.
2008 Novembro 28 | Aurora Silva
Missa na Carequese
Na minha comunidade paróquial há «Missa da Catequese», mas uma vez por mês, isto é, onde a missa é mais dinamizada pelos catequizandos e o prároque dirige-se essencialmente a eles.
Não é que os catequizandos só participem uma vez por mês na Missa, mas sempre. O obejctivo desta celebração é levar os catequizantos a celebrarem activamente na missa. É importante entenderem e perceberem que sempre que vão há missa estão a celebrar um Sacramento Novo a convite de Jesus Cristo.
2008 Novembro 18 | fatima
Missa na Catequese
Na minha Paróquia há Missas com crianças., ao Domingo, são Eucaristia comunitárias onde a família se reúne em comunhão. Os catequistas reservam alguns lugares para as crianças que quiserem ficar juntas, muitas ficam com os pais espalhadas pela Igreja. O celebrante habitualmente dirige algumas palavras aos mais pequeninos. Cada domingo há um grupo de catequese que dinamiza algum momento (exp: Acção de Graças;Ofertório; ...).
Um grande numero de crianças participam em grupos corais, nos acólitos, leitores, nos escuteiros e sempre que é necessário apoiam outras Eucaristias (isto quer dizer que entram nas escalas normais)
A Celebração da Eucaristia dominical é para ser vivida em em família, e em comunidade mesmo quando as crianças ainda não andam na catequese são acolhidas com alegria(é uma decisão dos pais).
2008 Novembro 18 | Armandina
Missa da Catequese
Sim, graças a Deus, na minha paróquia os catequizandos, do 4º ao 10º ano, participam na missa de sábado, estando responsabilizados por serem acólitos, leitores, integrar o grupo coral e realizar o ofertório.
Como é do conhecimento de todos nós, muitos dos catequizandos não participam na eucaristia dominical, por isso, a missa de sábado incute a responsabilidade de estarem presentes. Por outro lado, esta celebração fomenta em muitos catequizandos, a necessidade de participar na eucaristia, mesmo que não possam estar presentes na missa de sábado, sendo este o propósito da missa na catequese.
2008 Novembro 18 | P.e Luís
Porquê?
O que é que se pretende quando se propõe a celebração das missas da catequese? será que os catequizandos ganhem gosto por aprticipar na Eucaristia?

<< Inicio < Anterior 1 / 1 Seguinte > Fim >>

Mostrar


Copyright © 2007 BRAGA, DEPARTAMENTO ARQUIDIOCESANO DE CATEQUESE
DAC | Notícias | Documentos Diocesanos | Agenda | Catequistas | Multimédia | Fórum | Opinião | Centro de Recursos
E-learning | Sítio dos formadores | Contactos | Newsletter | RSS

Powered by Peakit