Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Pemba| 13 Jul 2017
Check-out! Check-in!
Davide Duarte, Jorge Vilaça, Margarida Carvalho, Equipa Missionária Salama! Cooperação Missionária Braga-Pemba

Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja

Ecl 3, 1

1. Para tudo há um tempo: tempo de chegar e tempo de partir. Terminamos um ano de presença efetiva da equipa Missionária da Arquidiocese de Braga na Diocese de Pemba, Moçambique, concretamente na Paróquia de Santa Cecília de Ocua. Neste momento fazemos o acolhimento da nova equipa de Braga, constituída pelo Pe. Paulino Carvalho, pela Sofia Vilar e pelo António Simões. Que fizemos durante um ano? Até onde chegamos? Até ao ponto inicial: o imprescindível e essencial encontro cultural, humano e espiritual entre irmãos que partilham o que são e o que têm. Sem heroísmos nem complexos de inferioridade. Com muitas histórias para contar. Com sonhos transformados, com vitórias e derrotas. Mas ainda não é o tempo nem será provavelmente este o lugar. Neste momento, interessa passar serenamente à nova equipa o testemunho dos ritmos, dos lugares e das pessoas.

2. É talvez a lição mais evidente de um ano nesta geografia: tudo tem o seu tempo. É proibido “atropelar” o ritmo. Uma história exemplar: no dia 25 de junho uma das nossas Comunidades cristãs viveu um momento especial: o Sr. Celestino, nos seus 85 anos, celebrou o Batismo e, seguidamente, o Matrimónio com a D. Alexandrina, também de venerável (e desconhecida) idade. A saúde de ambos ainda é razoável mas a agilidade já é reduzida pelo que decidimos celebrar tudo isto à porta da sua casa, atravessando o bairro, ligeiramente abrigados do sol da tarde, com a presença de familiares e do Conselho da Comunidade cristã. Chegou ao Baptismo e ao Matrimónio aos 85 anos e depois de vários filhos com a D. Alexandrina. Nos tempos de juventude preparou-se para o Batismo mas, muitas guerras, viagens e trabalhos depois, só agora conseguiu organizar a sua vida sacramental. A Comunidade confirmou que agora estava(m) preparado(s) para receber estes sacramentos. E assim foi. (Nesta geografia, a Comunidade cristã – mais que o padre - é soberana no conhecimento,  discernimento e decisão sobre os seus membros). Para nós, este foi um sinal de paciência na Fé: viver uma vida no sentido contrário, onde a palavra “esperar” exprime-se na sua maior essência. O Matrimónio pode acontecer como “prémio da vida” em vez de etapa da vida? Nestas duas vidas, já muito vividas, talvez fossem estes dois passos - do Batismo e Matrimónio - aqueles que faltavam para sentirem a realização perfeita das próprias vidas... Para tudo há um tempo.

3. Há um ano – neste espaço – prometemos vir para Moçambique para estar com as pessoas. Chegamos sem programas “de bolso”. Hoje, regressando a casa, reafirmamos somente o que havia dito o Papa Bento XVI: “A cooperação no desenvolvimento não deve limitar-se apenas à dimensão económica, mas há-de tornar-se uma grande ocasião de encontro cultural e humano. Se os sujeitos da cooperação dos países economicamente desenvolvidos não têm em conta - como às vezes sucede - a identidade cultural, própria e alheia, feita de valores humanos, não podem instaurar algum diálogo profundo com os cidadãos dos países pobres[1]".

Tudo tem o seu tempo… e o nosso tempo, por cá, foi feito destes encontros e deste diálogo sereno. A fé foi encontro. Fazemos por isso check-out e check-in para a mesma missão, com o mesmo Cristo, noutra latitude.

[1] BENTO XVI, Carta Enc. Caridade na Verdade sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade, 29.06.2009, n. 59.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 13 de julho de 2017.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões