Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Moçambique| 8 Mar 2018
Missão, mulheres e dignidade humana
Marta Oliveira | Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB)
  © Filipa Correia (DACS) | Ocua, Pemba, Moçambique

Ao partirmos em missão, somos convidados a agir no amor de Deus, a viver e a ser testemunho da Sua esperança e bondade. A missão desperta-nos para a importância de acolher a beleza da humanidade, as pessoas, e leva-nos a um encontro onde ousamos sentir o pulsar de um povo que nos acolhe na alegria.

Seja em terras longínquas, exóticas, seja na nossa comunidade paroquial, o compromisso missionário aparece sempre ligado ao reconhecimento da dignidade da pessoa humana. Essa dignidade não é algo que se possa adquirir. É nossa, pertence-nos e ninguém tem o direito de a retirar ou comprimir.

O Papa Francisco, na sua viagem ao Chile, em Janeiro último, encontrou-se com cerca de 500 reclusas do Estabelecimento Prisional de Santiago, na capital do país, onde afirmava que a privação de liberdade não deve significar a privação da dignidade. Como ninguém deve ficar privado dela, pediu-nos igualmente para cuidar e acariciar cada pessoa.

A missão, enquanto serviço às pessoas e à sua dignidade intrínseca, acalenta o sonho de que é possível transformar o mundo, no respeito, solidariedade e na fraternidade. Esse partir mostra-nos rostos que nos transformam e nos motivam a sermos cada vez mais fortes e comprometidos. Muitos deles são de mulheres: grandes testemunhos de enormes corações, que lutam, dia após dia, por um futuro melhor.

Conheci a mãe Laurinda quando passei o mês de agosto, em 2008, no Chinguar, bem no seio do planalto central de Angola. Era uma verdadeira mãe africana: dos seus filhos, mas também de uma aldeia inteira. Cozinheira na missão do Chinguar, cumpria as restantes tarefas com um belo sorriso no rosto e uma bondade, de imediato, visível. Sempre pronta para ajudar quem precisasse, a mãe Laurinda tinha sempre uma receita à mão perante alguma dificuldade. “Tudo passa”, repetia.

Em 2014, rumei à Guiné-Bissau, onde conheci duas angélicas. Também cozinheiras, ambas recebiam as pessoas com enorme simplicidade. Apercebi-me da sua entrega à missão à medida que as conhecia nas tarefas e nas partilhas do dia-a-dia: mulheres determinadas em aprender sempre mais, para que terem o que partilhar com as suas famílias e comunidades.

Da Guiné, guardo igualmente no meu coração, com alegria e ternura, o testemunho da Irmã Sílvia. O olhar dela transparecia humanidade numa comunidade em que a palavra “irmã” era dita tantas vezes por tantas crianças, sempre com a certeza de que seriam acolhidas com imenso amor. Com a Irmã Sílvia, senti a grandeza de se ser instrumento de Deus, para semear alegria no rosto do outro e ser-se construtor de um mundo de esperança.

Duas destas mulheres lutadoras que encontrei já morreram: a mãe Laurinda em Fevereiro de 2009 e uma das angélicas a Novembro de 2016. Ambas marcaram as suas comunidades pelo serviço ao próximo: viveram como mulheres africanas, mulheres missionárias, comprometidas com a defesa e o respeito dos valores humanos, acalentando o sonho de que é possível transformar o mundo num lugar melhor para todos.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 08 de março de 2018.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui