Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Lema Episcopal: Estou entre vós como aquele que serve
D. Nuno Almeida

Nuno Manuel dos Santos Almeida nasceu a 1 de Agosto de 1962, em Sátão, diocese de Viseu.

Após o exame da 4ª Classe, ingressou, em 1972, no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres. Concluiu o Curso de Teologia no Seminário Maior de Viseu, no ano letivo de 1983/84.

Após o estágio pastoral na paróquia de Canas de Santa Maria, Tondela, foi ordenado sacerdote em Sátão, no dia 19 de Outubro de 1986. Como lema episcopal escolheu: “Estou entre vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Armas de Fé

Percurso Académico

Em 1996 terminou a licenciatura em Teologia, na UCP-Porto, com uma tese sobre “O Diálogo com os não crentes”.

No ano letivo de 1989/90, frequentou um curso de aggiornamento teológico-espiritual ministrado pelo Instituto Internacional de Cultura Mystici Corporis (do Movimento dos Focolares), em Loppiano, Florença.

Em 2006, concluiu mestrado na UCP-Porto em “Fé e Psicoterapia”, com uma tese que versou o tema “A Dimensão Sanante da Reconciliação”.

Em 2011, terminou o 2º Grau Canónico do Curso de Doutoramento em Teologia na UCP-Porto, com a tese “Logos e Salvação. Leitura do pensamento de Viktor Frankl em perspetiva teológica”.

Em 2016 defendeu, na Universidade Salesiana de Roma, a sua tese de doutoramento em teologia dogmática com o tema “Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl".

Acção Pastoral

• Pároco em Arões, concelho de Vale de Cambra

• Secretário do Bispo de Viseu D. António Monteiro

• Responsável do Secretariado da Coordenação Pastoral (diocese de Viseu)