Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Servos e mais nada?
Homilia na Ordenação de diáconos
  © Avelino Lima

Em dia de ordenação de diáconos, e numa semana que gostaria que fosse de abertura ao Espírito Santo que faz novas todas as coisas, não posso deixar de pedir a todos os cristãos que se entreguem incondicionalmente a Deus. Hoje quatro jovens recebem o Sacramento da Ordem. São um exemplo de entrega e um sinal de esperança. São também um testemunho da alegria que o serviço faz brotar em nós. Também dois adultos, depois de um longo processo de discernimento e formação, entregam a sua vida à Igreja para a servir com alegria.

Gostaria, nesta ordenação de diáconos, de alargar a minha reflexão e afirmar que todo o cristão é um diácono que não só vive com os outros mas que se dá total e gratuitamente. Desde há 50 anos sonho esta Igreja! Se nestas bodas de ouro sacerdotais quiserem dar-me uma alegria ou uma prenda, peço-vos simplesmente que esta atitude de serviço se multiplique em todas as comunidades. A missão dos diáconos é a do serviço das mesas, ou seja, do altar na liturgia e da mesa da dignidade para todas as pessoas. Mas isto é um sinal obrigatório a seguir todos os momentos com o risco de transgredir, afastando-nos da nossa identidade de discípulos.

Acredito e sonho com uma Igreja de servidores que se oferece e procura ser a expressão do amor. Peço a Maria, a mulher da presença serviçal em Canã e do silêncio dolente no monte Calvário, que acolha esta Igreja Arquidiocesana e que a faça crescer na disponibilidade para o Reino de Deus. Que nos conceda a alegria de evangelizadores, dando-nos cristãos descentrados de si e centrados no respeito pela dignidade de todos. Sejamos capazes de traduzir a fé em virtudes cristãs e actos solícitos que ajudam o próximo no corpo e no espírito. Este é o cristianismo para hoje e que a todos deve entusiasmar. Que Deus toque o nosso coração e nos faça compreender que basta de rotinas alicerçadas no interesse pessoal, claro ou camuflado.

Louvo a Deus por todos quantos estão disponíveis para este Igreja renovada onde transparece o serviço vinte e quatro horas por dia.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social