Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
19 Jun 2020
Homilia na Festa do Sagrado Coração de Jesus
Eucaristia na Sé Catedral no Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Habitualmente, com a presença de todo o presbitério, celebramos a missa crismal onde os óleos são benzidos, em Quinta-feira Santa, e à luz de Cristo que lava os pés aos seus apóstolos. Com Ele somos convidados a coloca a toalha para servir e dar alento a quem necessita.

Este ano, na presença dos arciprestes, que representam todos os sacerdotes, colocamo-nos perante a realidade do Coração de Jesus trespassado pela lança do soldado e que se oferece até derramar a última gota de sangue.

Continuamos dentro de uma grande simbologia para todos os sacerdotes. Continuadores do sacerdócio de Cristo, não vivem só para oferecer sacramentos mas para tornar a sua vida um verdadeiro sacrifício de quem se entrega sem condições. A situação de pandemia que nos impediu de celebrar com normalidade convida-nos a olhar para além do que é visível e a acreditar que o mundo necessita da nossa entrega e que somos muito úteis para a sociedade que não pode olhar somente para o que se vê. O sacerdócio situa-se no mundo do invisível, se bem que com uma vida que se vai tornando doação visível. O essencial será sempre este sentido de entrega e de capacidade de oferta de tudo o que temos e somos. Não é a lógica humana que justifica a nossa presença na sociedade. Também não pode ser a procura das recompensas humanas. Tudo está para além do que a imaginação humana pode sugerir.

Como Cristo, o sacerdote deve ser o homem do coração trespassado por amor, que dá tudo e que o faz com grande alegria e sentido de responsabilidade. Trata-se de viver em atitude oblativa e interpretar o Evangelho aplicando-o a si mesmo. Como Cristo, devemos poder dizer “vinde a mim vós que andais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. Não se trata só de convidar e ficar à espera. O sacerdote tem de sair de si para ir ao encontro e aliviar as dores. Ele sente estas palavras como dirigidas a si e sabe que nunca poderá viver intranquilo ou desorientado. Experimentando em Cristo a serenidade, sabe colocar-se na sociedade para ter sede de todos os males. Deveria ser uma espécie de esponja que passa pelos males da Humanidade e os vai acolhendo para os transformar em amor puro.

Na solenidade do Coração de Jesus reconhecemos a humanidade de Cristo com um coração de carne que sofre por todos os males da Humanidade. O Seu coração está cheio de tudo o que é humano. Também o sacerdote se aventura neste sentido, procurando estar próximo e permitindo que o seu coração se encha de todas as realidades humanas, particularmente as mais dolorosas em termos de sofrimento, doença, abandonos, desgraças. A felicidade está aqui. Não se trata nem sequer de fugir às coisas que repugnam. O sentido da vida do sacerdote está naquilo que a Igreja disse como programa para ela. “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e de todos os que sofre, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo, e nada existe de verdadeiramente humano que não encontre eco no seu coração”. Fundamental é que tudo seja acolhido por amor. Nessa altura, somos o que nos recordava a primeira leitura. Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. Foi a ti que o Senhor escolheu para seres o seu povo entre todos os povos que estão sobre a face da Terra. Gastando a vida, geramos um povo que pode não ser o mais numeroso. Pode até ser o menor entre todos. O amor faz deles uma fortaleza que ampara. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e em nós o Seu amor é perfeito.

Escolhemos o dia do Coração de Jesus para a bênção dos óleos. É um dia em que a Igreja nos diz que os sacerdotes devem ser santos e que, por isso, devemos rezar. A santidade consiste em muitas coisas mas pode ser sintetizada na entrega a Deus e aos outros. Os óleos vêm das oliveiras depois de serem triturados e esmagados. Depois servem para muita coisa. Na liturgia baptismal, no crisma, nas ordenações e com os doentes. Outrora serviam sobretudo para iluminar. Hoje, a vida dos padres deve ter sempre este objectivo. Gastar-se para ser luz do amor de Deus em tudo o que tece a vida humana. Coisas grandes, coisas pequenas, no altar, fora do altar, somos coração trespassado pelo amor que nos possui e colocamos dentro desse coração todas as enfermidades para as transformar e inverter a sua lógica de destruição. Por nós passa a vida e isto deve ser o conteúdo permanente do nosso exame de consciência. Somos o que somos e devemos ser sempre santos para ser luz de Cristo no meio do mundo.

Este dia diferente, que vivemos numa atitude de isolamento e que nos obriga a um distanciamento, deve ser aproveitado para nos aproximarmos muito mais uns dos outros como verdadeira unidade presbiteral. Como nunca se falou de que somos um corpo e de que nos salvamos ou condenamos todos juntos. Para nós a unidade não pode ser uma mera palavra. Deve ter conteúdo interior na oração uns pelos outros, e exterior no testemunho de uma pastoral coral e sinodal. Este período só nos pede que reforcemos o que somos ontologica e sacramentalmente. Nada mais. Da minha parte, só quero continuar a dar a minha vida por todos e cada um, na esperança de que me perdoem pelas incoerências e incapacidades. Hoje, quero renovar a consciência de ser para todos e cada um, com um grande obrigado por aquilo que o presbitério testemunha. Aos sacerdotes em celebração jubilar, neste ano que alterou todos os seus projectos, expresso uma profunda gratidão e peço a Deus que os cumule com as suas bênçãos.

Que o Coração de Jesus informe a nossa vida com tudo o que ele encerra.

 

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190