Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 28 Jul 2017
Divulgada declaração das virtudes heróicas de D. António Barroso
Este é mais um passo para a proclamação do antigo bispo do Porto como beato.
  © DR

Foi publicada a declaração das virtudes heróicas de D. António Barroso, decreto que abre caminho para a beatificação daquele que foi missionário e bispo do Porto entre 1899 e 1918 — data da sua morte. O actual bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, considera que este é um passo “determinante rumo à beatificação e canonização” do bispo.

D. António Francisco dos Santos destaca o “belíssimo testemunho de santidade de D. António Barroso, que mereceu o reconhecimento da Igreja e a aprovação dada pelo Papa Francisco à declaração pública das suas virtudes heróicas”.

O postulador da Causa de Canonização de D. António Barroso, monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, refere, no texto que acompanha o decreto sobre as virtudes do bispo: “É um gesto de justiça por parte da Igreja, que ele serviu com tanta dedicação e fidelidade, propondo-o como modelo e «varão justo»”.

“O seu perfil de missionário e de bispo é de tal forma imponente que só a incúria ou a distração poderiam explicar o seu esquecimento ou deixar na penumbra uma figura eminente de pastor”, acrescentou.

O decreto que reconhece as virtudes heróicas de D. António Barroso, que consiste numa fase central para a sua proclamação como beato, foi aprovado pelo Papa Francisco a 17 de Junho.

Em Março de 2015 foram enviadas para Roma as conclusões resultantes do inquérito sobre uma cura miraculosa atribuída à intercessão de D. António Barroso — a proclamação como beato só poderá ser feita após a aprovação de um milagre.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva