Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS / Pré-Seminário Jovem | 16 Out 2017
Pré-Seminário Jovem arranca em Outubro
Primeiro encontro realiza-se no próximo Sábado, dia 21, entre as 09h30 e as 17h00, no Seminário Menor.
  © DR

A comunidade do Seminário de Nossa Senhora da Conceição encontra-se preparada para iniciar mais um ano de acompanhamento de jovens que se predispõem a fazer uma caminhada de discernimento vocacional no Pré-Seminário jovem. O primeiro encontro realiza-se no próximo Sábado, dia 21 de Outubro, entre as 09h30 e as 17h00, no Seminário Menor.

“O dinamismo da pastoral vocacional, nomeadamente no discernimento em ordem à vocação sacerdotal, é um desafio exigente, mas também um forte motivo de esperança para todos nós”, adiantou o padre Rui Sousa, coordenador da equipa do Pré-Seminário jovem, em comunicado enviado ao DACS.

Para a equipa, constituída pelos formadores do Seminário e pelos seus seminaristas, o fundamento e a metodologia deste caminho são claros: “sentindo-nos chamados, repletos de esperança, certamente nos motivaremos para tornar favorável a proposta primordial do amor de Deus, que continua a chamar e a provocar jovens, através do nosso simples, alegre, fecundo e contagiante testemunho de vida”.

O Pré-Seminário jovem

O Pré-Seminário jovem é uma proposta diocesana para acompanhar jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos no seu processo de discernimento vocacional. Pretende-se, ajudar os jovens a colocarem correctamente a questão vocacional como abertura a um projecto de vida com sentido.

Em sintonia com o tema do ano pastoral da arquidiocese, o itinerário temático destes encontros, que decorrem de Outubro a Junho, será subordinado ao tema “Sementes de Esperança”.

Ao longo deste ano, os pré-seminaristas irão cultivar o dinamismo do processo de descoberta vocacional a partir do testemunho enriquecedor de figuras bíblicas.

“Se todos nos empenharmos em rezar pelas vocações sacerdotais e em propor o caminho do sacerdócio aos jovens que demonstrem algum sinal vocacional, estaremos a abrir caminhos para que o Espírito Santo inunde os seus corações e faça germinar neles a semente da vocação, verdadeiro sinal de esperança para a vida da Igreja”, concluiu a equipa.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social