Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
31 Jan 2018
Bom Jesus entrega candidatura a Património Mundial
Bom Jesus deu mais um passo fundamental e histórico na caminhada para ser reconhecido como Património da Humanidade.

A candidatura do “Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga”  à Lista do Património Mundial foi ontem entregue no Centro do Património Mundial da UNESCO. O passo foi dado depois da obtenção do parecer favorável do Grupo de Trabalho Interministerial, para o Acompanhamento das Candidaturas a Património Mundial e subsequente homologação pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, da Cultura e do Ambiente.

“Desde 1998 que o Bom Jesus esperava por este momento. Passados vinte anos cumpre-se o objectivo: a candidatura chega ao Centro do Património Mundial da UNESCO, em Paris. Estamos perante um facto histórico, para o Bom Jesus e para Braga. Ainda não somos património mundial, mas tudo que competia ao Bom Jesus e a Portugal está feito”, adiantou Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus.

No passado dia 15 de Janeiro a Confraria do Bom Jesus entregou na UNESCO o dossier final da candidatura do Bom Jesus a Património Mundial da Humanidade. O documento foi entregue pelo Presidente da Candidatura, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Um caminho longo...

No dia 12 de Julho de 2017, na Polónia, em Cracóvia, durante a 41ª sessão do Comité do Património Mundial, foi aprovada a Lista Indicativa nacional, composta por 22 bens e onde constava o Santuário do Bom Jesus do Monte de Braga.

O Centro do Património Mundial da UNESCO esperava que Portugal submetesse até 1 de Fevereiro duas candidaturas, o que aconteceu, já que o “Bom Jesus do Monte em Braga” reuniu os requisitos para inscrição na Lista do Património Mundial, inserida no critério de paisagem cultural.

Para a inscrição de um bem na Lista do Património Mundial, é necessário demonstrar que tem Valor Universal Excepcional, o que implica ir ao encontro dos critérios definidos pela Convenção, ficando demonstrada a sua autenticidade e integridade.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social