Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com CELF | 8 Mar 2018
Os três portugueses da Reunião Pré-Sinodal
Encontro acontece entre os dias 19 e 24 de Março, em Roma.

São três os jovens que vão participar na reunião pré-sinodal estipulada pelo Papa Francisco. O encontro acontece no Vaticano entre os dias 19 e 24 de Março e conta com a participação de cerca de 300 jovens.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), através da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), escolheu Joana Filipa Pereira Braga Tavares Serôdio como representante. A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) escolheu como seu representante Rui Lourenço Teixeira e o Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora escolheu como seu representante Tomás Gomes Teixeira Esteves Virtuoso.

O Sínodo dos Bispos terá lugar em Roma no próximo mês de Outubro e tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Joana, Rui e Tomás

Joana Serôdio, 30 anos, pertence à Diocese de Coimbra. Na sua caminhada de descoberta e vivência da fé já fez parte de um grupo de jovens da Paróquia de São José (Coimbra), onde também foi catequista. A nível diocesano integrou, durante cinco anos, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, tendo sido coordenadora, e também o Serviço Pastoral do Ensino Superior de Coimbra numa vertente para recém-licenciados. Actualmente, faz parte da equipa coordenadora dos Convívios Fraternos de Coimbra e também da equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. De um modo mais pessoal integra uma CVX (Comunidade de Vida Cristã) e faz Exercícios Espirituais da Vida Corrente.

Rui Teixeira, 30 anos, é escuteiro desde a infância. Fez o seu percurso escutista em Setúbal e foi investido dirigente há cinco anos. Como dirigente tem elegido a educação para a paz como um dos seus lemas. Actualmente é formador de dirigentes e, para além do seu contributo a nível local, colabora nas equipas nacionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Tem representado o CNE na Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). É também coordenador e animador de um grupo paroquial de jovens. Médico de formação e docente universitário, está dedicado ao ensino e à formação das novas gerações. Nos contextos onde vive deseja reiterar a importância da formação dos leigos para uma vivência autêntica da proposta de Cristo na Igreja de hoje.

Tomás Virtuoso, 24 anos, é mais velho de três irmãos de uma família católica. Depois de ter estudado oito anos no Colégio Militar, fez a licenciatura e o mestrado em Economia na Universidade Católica Portuguesa, onde está, de momento, a escrever a tese de mestrado em Economia Política Europeia. Durante os anos de faculdade, fez parte da Missão País. Paroquiano de Carcavelos (Patriarcado de Lisboa), é membro das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) desde 2010, onde assumiu as mais diversas responsabilidades, tanto a nível local como a nível nacional. Actualmente, faz parte da equipa de organização do Faith's Night Out e coordena a equipa de acolhimento a uma família de seis refugiados sírios que as EJNS receberam em dezembro de 2016.

Palavras-Chave:
Sínodo  •  Jovens  •  Papa Francisco  •  Vaticano