Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência ECCLESIA | 10 Set 2018
Obra Nacional do Turismo quer novas tecnologias ao serviço da "inclusão social"
Obra Nacional da Pastoral do Turismo pede aos cristãos que usem as tecnologias ao seu dispor para oferecer aos turistas espaços de “acolhimento e de esperança”.

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) alertou, na sua mensagem do Dia Mundial do Turismo de 2018 – 27 de Setembro –, para a necessidade de colocar as novas tecnologias ao serviço da “inclusão social”, respeitando as comunidades locais e o meio ambiente.

A mensagem, intitulada “O Turismo e a transformação digital –  «A rede como espaço de comunhão»”, adverte para os perigos de “manipulação, uso indevido de dados para fins propagandísticos e comerciais, condicionamento psicológico” no uso dos meios tecnológicos.

Para a Pastoral do Turismo, a presença neste sector em grande crescimento implica “um profundo sentido de responsabilidade”.

“Temas como inteligência de dados, inteligência artificial e plataformas digitais são parte da resposta ao desafio de conciliar crescimento contínuo com maior sustentabilidade e responsabilidade, que passam, naturalmente, pelo aumento da inclusão social, pelo envolvimento das comunidades locais e pelo uso eficiente dos recursos”, defende a ONPT na sua mensagem.

A ONPT sustenta que o Turismo “pode e deve contribuir”, de forma efetiva, para o desenvolvimento sustentável.

Aos católicos é pedido que usem as tecnologias ao seu dispor para oferecer aos turistas espaços de “acolhimento e de esperança”, promovendo “a ajuda a quem viaja e a quem quer descansar e procura, longe do seu espaço físico, respostas para a sua vida espiritual”.

O Dia Mundial do Turismo centra-se em 2018 na importância que têm as tecnologias digitais neste setor, por proposta da Organização Mundial do Turismo.

Palavras-Chave:
Turismo  •  Tecnologia  •  Obra Nacional