Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 12 Set 2018
Braga poderá integrar futuro itinerário cultural europeu
Primeiro Fórum Europeu de cerimónias da Semana Santa e Páscoa tem o objectivo de iniciar o processo de criação da Rota Europeia de celebrações de Semana Santa e Páscoa.

A Comissão da Semana Santa de Braga está a participar no I Fórum Europeu de cerimónias da Semana Santa e Páscoa, em Lucena, Espanha, que termina hoje.

O encontro é promovido pela entidade "Caminos de Pasión", sedeada em Sevilha, e pretende congregar esforços das várias entidades presentes no Fórum, de modo a lançar as bases para uma candidatura a um futuro Itinerário Cultural, projecto do Conselho da Europa.

O programa Itinerários Culturais do Conselho da Europa foi lançado em 1987 pelo Conselho da Europa com a finalidade de demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras.

A rede europeia das Semanas Santas e celebrações da Páscoa será formada como uma associação cultural internacional, aberta a todas as religiões e crenças que comemoram a paixão e ressurreição de Jesus Cristo e cuja património cultural é um ponto de referência nas suas respectivas regiões e/ou países.

Neste Fórum estão previstas as presenças de países como Itália, Malta, Eslovénia e Espanha. Portugal é representado exclusivamente pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.

Palavras-Chave:
Braga  •  Semana Santa  •  Rota Europeia