Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pastoral Vocacional | 20 Set 2018
Pastoral Vocacional tem responsabilidade acrescida este ano
Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga é, no novo ano pastoral, responsável pela preparação de todo o material relativo à dinamização e vivência da Semana de Oração pelas Vocações.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga iniciou o seu programa de actividades relativo ao Ano Pastoral 2018 / 2019 com uma primeira reunião realizada no passado dia 17 de Setembro, no Centro Pastoral da Arquidiocese, num ano em que conta com uma responsabilidade acrescida e de âmbito nacional: a preparação de todo o material relativo à dinamização e vivência da Semana de Oração pelas Vocações, a decorrer de 5 a 12 de Maio.

Na primeira reunião foi já apresentado o programa do Departamento para todo o ano. Destacam-se os Encontros Vocacionais, este ano destinados aos Arciprestados de Vila Nova de Famalicão e Braga, que no ano anterior foram palco, respectivamente, da Semana de Oração pelos Seminários e da Semana de Oração pelas Vocações.

Outro dos pontos altos do ano para o Departamento prende-se com todas as actividades relacionadas com a vivência e celebração da Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal, e que este ano se centra, em toda a Arquidiocese, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Além do programa pastoral da Arquidiocese, "Ser Esperança", também o Sínodo dos Bispos relativo à XV Assembleia Geral Ordinária e o Ano Missionário convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa servirão de base e de orientação para a actuação do Departamento.

Ao longo do ano, a equipa irá também reflectir sobre a Carta Pastoral de D. Manuel Sánchez Monge, bispo de Mondoñedo-Ferrol, em Espanha, intitulada “Una pastoral vocacional entusiasmada”.

O Departamento das Vocações, reforçado com alguns novos membros, conta com mais de vinte elementos, entre sacerdotes, consagrados e leigos, provenientes de diferentes institutos religiosos e de diferentes pontos da Arquidiocese, e tem como coordenador o padre Mário Martins.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva