Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 19 Out 2018
Ciclo de Concertos de Órgão regressa a Famalicão
Ciclo de Concertos de Órgão também passa, como habitual, por Santo Tirso, na Diocese do Porto. A entrada é gratuita.

Continuando o que já começa a ser uma tradição, o final de Outubro é, em Vila Nova de Famalicão, dedicado ao Ciclo de Concertos de Órgão. Na sua quarta edição, o evento conta três concertos, dias 19, 20 e 21 de Outubro, em território famalicense, seguidos de mais três, nos dias 26, 27 e 28, em Santo Tirso.

O concerto de abertura decorre Sexta, dia 19, na Igreja Matriz de Joane, pelas 21h, e conta Daniel Oliveira a solo num órgão construído em 1962 por Paul Ott.

No Sábado o concerto tem lugar na Igreja Matriz de Telhado, também às 21 horas. Aí, o ensemble ítalo-luso-espanhol composto pela soprano Rosana Orsini, pela mezzo-soprano Nerea Berraondo e pelo organista Marco Brescia, interpretará uma versão setecentista original para órgão do paradigmático Stabat Mater do compositor napolitano Giovanni Battista Pergolesi.

No Domingo, ao final da tarde – 17 horas – o Ciclo de Concertos muda-se para o Mosteiro de Santa Eulália de Arnoso. "Na Rota do Peregrino" é o projecto de música galaico-portuguesa cujo som irá ecoar, com direção artística de Mauricio Molina e direção geral de Daniela Thomaz.

O Ciclo de Concertos de Órgão: Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso é realizado pela Tagus-Atlanticus Associação Cultural em parceria com a empresa JMS Organaria, contando, de entre diversos apoios e contributos, com o apoio institucional e financeiro das Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso.

A entrada é gratuita para todos os concertos.

Palavras-Chave:
Órgão  •  Concertos