Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 27 Dez 2019
Pe. João Torres alerta para tratamento de reclusos em Portugal
Em entrevista à Rádio Renascença e à Agência Ecclesia, o sacerdote defendeu a necessidade de maior atenção às prisões.
  © Paulo Teixeira/Renascença

O Pe. João Torres afirmou que muitos reclusos, em Portugal, são tratados como lixo. O coordenador da Pastoral Penitenciária da Arquidiocese de Braga fez o alerta numa entrevista conjunta da Rádio Renascença e da Agência Ecclesia, publicada hoje.

O sacerdote, que também é responsável pelo Presépio Vivo de Priscos – o maior da Europa –, defendeu que deve ser prestada maior atenção à realidade das cadeias portuguesas porque se os presos “voltarem ao mesmo bairro onde praticavam crimes, à mesma rua, quem vai pagar são os cidadãos”.

O Presépio Vivo de Priscos conta, há cinco anos, com a colaboração de reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga na sua construção. Desde 2014 já passaram pelo presépio cerca de 40 reclusos.

A inclusão e reinserção social dos reclusos, o ambiente "frio" das prisões no tempo de Natal e a defesa dos reclusos em tribunal foram os temas abordados na entrevista.

O pároco referiu ainda que, em 2020, o Presépio Vivo de Priscos terá como objectivo chamar a atenção para a diferença no investimento entre a guerra e a paz.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva