Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
13 Abr 2020
D. Tolentino Mendonça escreve aos jovens portugueses
Cardeal explicou que a Páscoa deste ano não pode ficar na memória apenas pelos "atropelos".

O Cardeal Tolentino Mendonça escreveu uma carta a todos os jovens portugueses que se inscreveram na peregrinação de entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A missiva tem como tema “Jovem, Eu te digo, levanta-te”, o mesmo mote escolhido pelo Papa Francisco para a Mensagem para a Jornada Mundial da Juventude 2020.

"Sabemos como, neste curto espaço de tempo, as condições do mundo se alteraram por causa da pandemia, mas os cristãos não desarmam, e muito menos os cristãos jovens. A nova data do vosso encontro com o Santo Padre já está prevista para o próximo mês de Novembro. Será uma festa belíssima", começou por escrever, a propósito do adiamento da celebração em que o Papa Francisco iria entregar a cruz das JMJ.

D. Tolentino revelou ainda ter sido desafiado por D. Américo Aguiar a escrever a carta pelo Dia de Páscoa de forma a resumir a mensagem que iria apreser na catequese do primeiro sábado de Abril, em Roma. O Cardeal pediu aos jovens que se deixem surpreender por Jesus e sublinhou que "Jesus tem estilo".

"O que é ter estilo? É ter atitude; é distinguir-se por uma maneira particular e pessoal de se expressar; é assumir uma forma de ser. Lendo os Evangelhos, depressa nos apercebemos que Jesus tem um estilo", referiu.

O Cardeal insistiu ainda no aprofundamento das relações, socorrendo-se de acções frequentemente descritas nos Evangelhos e expressas através de verbos como "tocar" ou "avizinhar-se". D. Tolentino explicou ainda que esta é uma Páscoa que irá ser sempre recordada, nem sempre pelas melhores razões, mas que não pode, precisamente, ficar na memória apenas por esses atropelos.

"Esta não é uma hora para tornar o coração pequenino, mas para fazê-lo crescer. Este não é o momento para desistir de sonhar, mas é sim uma estação para os grandes sonhos. Este não é o tempo para deixar mirrar as nossas visões: este é o tempo para olhar os lírios do campo. O segredo da vida é este: amar. E o segredo do amor é só um: servir", concluiu.

Leia abaixo a carta na íntegra.

Documentos para Download
Palavras-Chave: