Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 22 Abr 2020
Cáritas lança fundo de emergência para ajuda alimentar
O apoio na aquisição de alimentos e bens essenciais vai chegar a 2 mil pessoas.

A Cáritas Portuguesa lançou um fundo de emergência centrado na ajuda alimentar com um valor de 130 mil euros.

O montante é proveniente de fundos próprios da organização católica, com 100 mil euros para vales de aquisição e 30 mil euros para apoios a “situações pontuais urgentes”, de acordo com a Cáritas.

O apoio na aquisição de alimentos e bens essenciais vai chegar a 2 mil pessoas –aproximadamente 500 famílias –, através das várias Cáritas diocesanas.

“Face à emergência sanitária, a rede Cáritas em Portugal assumiu, em primeiro lugar, a preocupação de manter ativos todos os serviços essenciais à população implementando medidas de autoproteção nas respostas onde os utentes estão presentes e sem retaguarda familiar”, realça o comunicado.

A nova etapa na resposta à emergência social centra-se naquela que foi identificada como “principal dificuldade” no terreno, o acesso a bens alimentares.

Para Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, este apoio é uma forma de “dar um sinal à sociedade de que estamos atentos às suas dificuldades e poderemos apoiar a nossa rede agilizando a logística e a segurança das Cáritas Diocesanas no apoio às pessoas que as procuram e, ao mesmo tempo, a salvaguarda a dignidade, autonomia e privacidade dos beneficiários”.

A rede nacional da organização católica assume o objectivo de “trabalhar para que todos os que estão em situação de maior vulnerabilidade tenham condições para uma subsistência com dignidade”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social