Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 23 Nov 2020
Faleceu o Cónego António de Oliveira Fernandes
A missa exequial será celebrada amanhã, terça-feira, 24 de Novembro, às 15h00, na paróquia de Ribeira, Ponte de Lima.

Faleceu o Cónego António de Oliveira Fernandes.

Nascido a 15 de Abril de 1943, em Ponte de Lima, foi ordenado sacerdote a 25 de Setembro de 1966.

Exerceu, desde esse ano e até 1974 – apenas com uma breve interrupção para frequentar e concluir o Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma– o cargo de Prefeito no Seminário de Nossa Senhora da Conceição.

De 1974 a 1975 foi Vice-reitor no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo (Seminário de Santiago) e, de 1975 até 1980, voltou a exercer como Prefeito no mesmo Seminário. Em 1980 foi nomeado Reitor da mesma instituição.

A 2 de Fevereiro de 1982 tomou posse como Capitular da Sé de Braga.

Em 1995 foi também nomeado  Delegado Episcopal no Departamento para o Diaconado Permanente. No ano seguinte terminou o Doutoramento em Filosofia e começou a leccionar na Universidade Católica Portuguesa (UCP) disciplinas como Antropologia Filosófica, História da Filosofia Contemporânea, Ontologia e Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Na UCP viria a desempenhar outras funções além da docência: foi Director Adjunto e, posteriormente, Assessor da Direcção da Faculdade de Teologia, em Braga.

De 2004 a 2010 exerceu as funções de Assistente na Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

A Arquidiocese de Braga e a família unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social