Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
25 Jul 2014
DIOCESE DE BRAGA QUER RESPONDER ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS SOCIAIS
A Arquidiocese de Braga está a difundir o programa pastoral para 2014/2015, com o tema “Fé Vivida - Ano Social”. Depois de um encontro de preparação do próximo ano pastoral, ontem no Sameiro, com o Arcebispo, Bispos Auxiliares, Vigários episcopais responsáveis por cada uma das comissões da Pastoral, Arciprestes e vice-Arciprestes, o programa começará a chegar aos agentes pastorais para ser trabalhado nas comunidades paroquias e nos movimentos.

Disponível já no portal eletrónico da Arquidiocese de onde pode ser descarregado,  tem como base o documento do Concílio Vaticano II “Gaudium et Spes” e também algumas referências da exortação apostólica do Papa Francisco, “Alegria do Evangelho”, que tem um capítuo ( IV) sobre a dimensão social da evangelização.

D. Jorge Ortiga espera que 2014/2015 seja um ano vivido de modo «especial» na parte doutrial e evengelizadora e simultaneamente um «compromisso» perante as «novas exigências sociais» de hoje. Daí que um dos grandes objetivos deste instrumento orientador aponte para a existência em cada paróquia de, pelo menos, uma equipa sociocaritativa ou uma conferência vicentina devidamente organizada e com uma atenção muito particular às necessidades de todos os seus habitantes.

«Neste Ano Social, que tem um fundamento teológico, queremos ser fundamentalmente resposta aos novos desafios que o contexto hodierno lança à comunidade», sublinha o prelado, convocando todos os cristãos a saírem (como exorta o Papa Francisco) em auxílio daqueles que vivem à margem, que vivem nas periferias.

Num ano que se espera «diferente na reorganização da pastoral», as necessidades sentidas nas comunidades, explica o Arcebispo, devem ser atendidas de duas maneiras: através da caridade de proximidade e através da caridade organizada, em articulação com a Arquidiocese, nomedamente com a Cártitas , desenvolvendo mais o fundo “Partilhar com Esperança” ou fazendo com que este fundo tenha outra capacidade económica de resposta.

Neste âmbito, o programa pastoral acentua ainda a necessidade de formação dos grupos para um «melhor conhecimento da Doutrina Social da Igreja», podendo os programas “Mais Próximo” e “Dar e Receber” ser uma ajuda.

O encontro de programação do próximo ano pastoral foi coordenado pelo padre Sérgio Torres, que apresentou as princiais linhas orientadoras do documento - o terceiro do Plano Pastoral geral da Arquidiocese 2012- 2017, intitulado “Redescobrir a identidade cristão”.

O programa foca os ambientes todos que fazem parte da vida dos homens e das mulheres, nomeadamente a enconomia, a política, a família e a cultura, disse o coordenador da Pastoral da Arquidiocese, adiantando que quem ler o documento vai aperceber-se que ele tem muitas interpelações para viver a fé  naqueles ambientes.

O mundo do trabalhao, com os seus problemas, e o mundo digital/novas tecnologias também estão presentes nas interpelações.

De resto, o esquema segue a estrutura do programa do ano pastoral que agora finda, da “Fé Celebrada”.

DM 24 de Julho de 2014

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social