Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
25 Jul 2014
CICLO DE CINEMA CINEVITA CONCLUI-SE HOJE
Hoje termina a 2ª edição do CineVita – cinema ao ar livre – que tem decorrido, nas últimas sextas-feiras, no espaço da capela do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, que se encontra em remodelação. Segundo a organização, a adesão do público tem sido «razoável». A terminar este ciclo de cinema, e depois de ter convidado a todos a saírem da sua «zona de conforto dos modelos estandardizados de apreciação estética, para um estilo ecológico de ver cinema aberto a todos e amplamente arejado», agora, o desafio é encarar, hoje à noite, às 21h30, o excelente filme “E agora, onde vamos?” de Nadine Labaki.

Trata-se de um filme que nos apresenta uma aldeia remota do Líbano onde uma comunidade, dividida entre a religião cristã e islâmica, tenta viver sem entrar em conflitos. O lugar, rodeado por minas terrestres, tem apenas uma velha ponte que o liga às outras comunidades da zona. À medida que a guerra se agudiza no país, as mulheres da aldeia, fartas de fazer o luto pelos seus maridos e filhos, decidem boicotar a informação que lhes chega, destruindo o rádio e televisão comunitários. Porém, até então, e apesar das divergências religiosas, os seus habitantes vivem pacificamente a sua fé. Contudo, um evento vem contrariar aquela tranquilidade e os homens começam a disputar direitos e deveres, criando uma divisão entre os dois grupos religiosos num ambiente de tensão que cresce de dia para dia. É então que as mulheres, habituadas a conduzir os seus homens de uma maneira peculiar, de forma a desviar a sua atenção daqueles conflitos que ameaçam pôr em causa as boas relações entre todos, decidem contratar um grupo de dançarinas ocidentais e drogá-los com bolinhos de haxixe enquanto escondem todas as armas da aldeia...

Segunda longa-metragem da atriz e realizadora libanesa Nadine Labaki, depois do enorme sucesso de “Caramel” em 2007, uma comédia dramática sobre as divergências de um povo marcado pelos conflitos religiosos que venceu o Prémio do Público no Festival de Cinema de Toronto e foi a escolha do Líbano na corrida à nomeação ao Óscar de melhor filme estrangeiro.

DM 25 de Julho de 2014

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social