Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 28 Ago 2014
Aniversário da Dedicação da Sé de Braga
No dia em que se celebra o Aniversário da Dedicação da Sé Catedral de Braga e os 925 anos de existência do edifício, há algumas novidades para descobrir. Visitas guiadas ao monumento serão implementadas já a partir de Setembro.

Celebra-se hoje o Aniversário da Dedicação da Sé Catedral de Braga. O emblemático monumento celebra 925 anos de existência! No dia 28 de Agosto de 1089, o altar-mor da Sé foi solenemente sagrado e dedicado à Virgem Maria. Monumento de incontornável beleza e significado histórico, a Sé de Braga é um ponto de paragem obrigatório para quem visita a cidade dos arcebispos.

Para apreciar devidamente a Sé, as Capelas, o Coro Alto e o Museu Tesouro da Sé, espaços habitualmente visitados por turistas e bracarenses, é necessário perscrutar com atenção cada recanto e todos os detalhes envolventes. Trata-se de uma arquitectura rica, com esculturas e pinturas de beleza extrema. E mais do que a riqueza dos espaços, é impreterível percebê-los como ponte simbólica para um encontro com a fé cristã.

No interior da Sé, o destaque vai para os dois órgão de tubos, frente ao Coro Alto, decorados com talha dourada. Um deles, considerado como um dos mais importantes e imponentes de toda a Península Ibérica, possui 2400 tubos que produzem uma melodia idêntica ao cantar dos rouxinóis. O Museu do Tesouro, fundado em 1930, abarca um espólio que abrange cerca de 1500 anos de história, com um valor impossível de estimar.

Não é possível descrever com exactidão toda a arquitectura e beleza da Sé, já que o monumento reúne diferentes estilos arquitectónicos – românico, manuelino e barroco – das diversas épocas que atravessou desde a sua construção em 1093.

Dada a magnificência do monumento, não é de estranhar a necessidade de uma grande fonte de receitas para conseguir a sua devida manutenção. Como o número de esmolas e contributos tem vindo a diminuir, houve uma necessidade premente de encontrar uma alternativa para continuar a manter a dignidade que exige um edifício como a Sé. Desta forma, a partir de dia 1 de Setembro, os turistas que queiram apreciar esta obra arquitectónica e religiosa, irão contribuir para a sua preservação.

De acordo com o Cónego José Paulo, Deão do Cabido da Sé, estes contributos têm dois objectivos diferentes. O primeiro passa pela cobertura de custos em três vertentes diferentes. “Temos grandes despesas ao nível de consumíveis, pessoal e manutenção do monumento que neste momento se traduzem num défice muito grande”, adiantou o Cónego ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social. O segundo objectivo passa pela dignificação do próprio monumento. “A cultura tem custos muito elevados e para preservar o património histórico e a memória da Sé é necessário um esforço colectivo”, frisou o Deão.

Incluído nestes contributos estará um novo sistema de visitas guiadas, a implementar já em Setembro, para que todos os que desejem visitar a Sé o possam fazer na companhia de pessoal especializado, portador de informações fidedignas e rigorosas. Serão quatro os guias turísticos das visitas, bem como quatro os horários disponíveis, dois da parte da manhã e dois da parte da tarde.

A Catedral de Braga junta-se assim a outros monumentos internacionais, como a Catedral de Pisa, em Itália, ou a Catedral de Burgos, em Espanha, onde simbólicos contributos são pedidos a quem deseja visitar os monumentos. Não só na Europa, mas também em outros continentes, vários edifícios de grande porte já adoptaram a mesma prática.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva