Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
5 Mar 2015
24 horas para o Senhor
"24 horas" de oração é o desafio que o Papa Francisco lança a todas comunidades cristãs para combater um "mundo da indiferença".

O Santo Padre, na mensagem para a Quaresma, querendo alertar para a tragédia da indiferença que caracteriza o mundo moderno, pediu à Igreja que, em atitude de conversão, se aproximasse mais de Deus.
É do essencial da Igreja. Muitos querem colocá-la no mundo como uma empresa ou organização. Ela vem de outro lado e, como tal, tem ou deve ter outros critérios. Não se pode ter um coração misericordioso e terno para com o próximo se este não é descoberto como irmão.

Daí a importância do encontro com Deus para que a humanidade se descubra como família. Por esta razão, o Papa aconselha a fazer, nos dias 13 e 14 de março, uma experiência de Adoração Eucarística repetindo a iniciativa do ano transato: “24 horas com o Senhor”, refletindo no tema proposto “Deus é rico em misericórdia” (Ef 2, 4).

Na cidade de Braga temos o calendário dos Lausperenes que deveria ter esta finalidade específica, em todas as igrejas e capelas. O dia 13, na Igreja do Pópulo, e o 14, na Igreja de Santa Cruz, com o seu horário normal, poderia ser aproveitado para esta paragem orante e de conversão. Tudo se completaria com uma noite de oração, na Igreja Paroquial de São Lázaro, com início às 18 horas do dia 13 e encerramento às 08 horas do dia 14. Teríamos, assim, na cidade dois dias ininterruptos de oração.

Solicito, ainda, aos outros párocos que organizem experiências idênticas que criem, pelo menos, no fim do dia, um momento forte de oração e de profunda reflexão sobre o tema que nos motivará para a vivência da Fé seguindo o itinerário das Obras de Misericórdia.

Porque o ano Pastoral é um “Ano Social”, sem a comunhão orante com Deus não marcaremos a vida com testemunhos e não incidiremos, com a alegria do Evangelho, nos ambientes característicos do mundo em que vivemos.

Braga, 05-03-2015

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz