Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
27 Jul 2015
Novo Ano Pastoral dá origem ao GARPP
Grupo de Trabalho para a Renovação Pastoral e Paroquial (GARPP) deverá ser capaz de enquadrar a Arquidiocese no novo cenário cultural e religioso.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DACS

O Conselho de Arciprestes reuniu com o Conselho Arquiepiscopal, de 20 a 22 de Julho, para avaliar o ano que terminou e programar o ano que se aproxima. De forma a continuar a temática definida para o quinquénio 2012+17, “Redescobrir a Identidade Cristã”, foi discutido e aprovado o Programa Pastoral para o ano pastoral 2015+16, que aprofunda a “Fé Anunciada”.

Os arciprestados irão agora delinear o programa arciprestal deste ano missionário, que terá em conta as diversas iniciativas e sugestões apresentadas pelas Comissões Arquidiocesanas.

As diferentes comissões sublinharam, ao longo do encontro, a necessidade de investir na formação dos presbíteros e dos leigos, sobretudo através do Curso Teológico Pastoral.

A actual situação do clero também foi alvo de atenção especial, tendo sido solicitado que as próximas reuniões do Conselho Pastoral abordem a vida concreta dos sacerdotes.

Em relação à missão, a realizar na paróquia e a partir da paróquia, foi sublinhado o contributo dos Movimentos Eclesiais, Obras e Associações.

Por fim, foi discutido e aprovado um documento do Arcebispo Primaz sobre a urgência de renovar a pastoral e as paróquias de toda a Arquidiocese. Foi assim constituído um grupo de trabalho – Grupo de Trabalho para a Renovação Pastoral e Paroquial (GARPP) – com o intuito de adaptar a Igreja Arquidiocesana à nova era cultural na qual a mudança se impõe.

Em termos de reorganização paroquial, o GARPP procurará dar consistência ao trabalho já elaborado em diversas instâncias das unidades pastorais.

O Grupo irá corresponsabilizar o Conselho Presbiteral, os Conselhos Arciprestais e o Conselho Pastoral. Sempre que necessário, recorrerá a leigos ou a especialistas para um estudo convenientemente articulado.

Coordenado pelo Cón. Roberto Rosmaninho Mariz e composto pelo Cón. Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, Pe. António Sérgio Gouveia Garcia Torres, Pe. Tiago André Fernandes Freitas e Pe. João Paulo Brito Costa, o GARPP será presidido por D. Jorge Ortiga.


PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190