Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 21 Nov 2015
D. Nuno Almeida nomeado Bispo Auxiliar de Braga
Arquidiocese irá contar com D. Nuno Manuel dos Santos Almeida como Bispo Auxiliar. Ordenação acontece no dia 31 de Janeiro, pelas 16h00, na Sé de Viseu.

O Papa Francisco acaba de anunciar a nomeação de D. Nuno Almeida como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga. A ordenação episcopal será no dia 31 de Janeiro, pelas 16h00, na Sé de Viseu, de onde o novo Bispo é natural.

D. Nuno Manuel dos Santos Almeida mostrou-se feliz pela nomeação do Santo Padre, a quem agradeceu a confiança depositada, e prometeu o seu “contributo humilde e decidido para que se realize um dos seus votos neste Ano Santo: que cada comunidade cristã seja «oásis de Misericórdia»”.

Na sua saudação à Arquidiocese de Braga, o prelado dirigiu-se a todos os membros do clero “com alegria”, mas deixou também uma palavra de esperança às “famílias, sem esquecer os que mais sofrem e os que vivem momentos mais difíceis com muita alegria”, reiterando a sua disponibilidade “em servir, procurando seguir a Jesus Cristo, o Bom Pastor”.

O novo Bispo Auxiliar pediu a D. Jorge Ortiga “e a todos” que o ajudem a viver, “com enstusiasmo”, o seu lema episcopal: “Estou entre vós como aquele que serve” (Lc 22,27). “Servir sempre e a todos para que Jesus reine nas comunidades cristãs, nas famílias e, primeiro que tudo, no coração de cada um”, sublinhou.

D. Nuno Almeida agradeceu ainda a D. Ilídio e à sua “igreja-mãe” e deixou uma “palavra de amor e gratidão” para com os “pais, irmãos, sobrinhos e familiares”.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, considerou este um “momento festivo”, salientado que a juventude do novo Bispo virá rejuvenescer o entusiasmo da Arquidiocese e que as suas “capacidades e dotes humanos irão impulsionar a conversão pastoral”.

O prelado, na sua saudação a D. Nuno, assegurou o acolhimento que lhe irá ser prestado “na certeza de uma unidade afectiva e operativa”. “Será mais um que entra nesta aventura e com quem já começámos a estabelecer uma fraternidade que gostaria que fosse sinal de comunhão com todos, particularmente com as periferias existenciais que marcam a nossa Arquidiocese”, referiu.

"Estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22,27)

Nuno Manuel dos Santos Almeida nasceu a 01 de Agosto de 1962, em Sátão, diocese de Viseu. Em 1972, ingressou no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres. Foi ordenado sacerdote a 19 de Outubro de 1986.

De 1986 a 1989, foi pároco em Arões, concelho de Vale de Cambra.

De 1989 a 1994, exerceu a missão de secretário do Bispo de Viseu, D. António Monteiro, trabalhando também noutros serviços diocesanos. Foi pároco de Sezures, Esmolfe e Trancoselos, no concelho de Penalva do Castelo, de 1994 a 2004, ano em que começou a sua caminhada como chefe de gabinete do Bispo de Viseu, D. António Marto. Desde Outubro de 2013 que é pároco “in solidum” das 11 paróquias do arciprestado de Fornos de Algodres.

Actualmente encontra-se a concluir o doutoramento em teologia dogmática com a tese: “Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl”, pela Universidade Salesiana de Roma.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva