Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 4 Fev 2016
Encontro intergeracional do doente e idoso
Eucaristia e Santa Unção para os doentes foram os momentos mais significativos do dia assinalado pela comunidade paroquial de Arnoso Santa Maria.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No passado dia 31 de Janeiro, a comunidade paroquial de Arnoso Santa Maria, do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, realizou um encontro intergeracional do doente e do idoso. De acordo com o Departamento de Comunicação do Arciprestado, o convívio foi "um momento propício de dimensão convivial e fraternal, denso e intenso de sentido", vivido com a "presença consoladora, alegre e feliz dos irmãos doentes e dos amigos mais idosos". 

O pároco de Arnoso, Pe. José Pedro Novais, afirmou que um encontro desta natureza recorda às pessoas que “a comunidade cristã tem o dever de estar presente nos lugares onde a vida é mais precária ou está ameaçada”. "É preciso proporcionar empatia e, não somente simpatia, sentir compaixão, abrir as entranhas, grávidas de misericórdia, para acolher os outros. Desta forma, a comunidade estará a agir como Jesus Cristo fazia: deixar-se tocar de amor pelo outro mais necessitado e mais pobre, fazendo gerar mais vida humana”, explicou.

O dia foi marcado pela celebração alegre e festiva da Eucaristia e a Santa Unção para os doentes. Na sexta-feira anterior, proporcionou-se o Sacramento Reconciliação a quem quis “arrumar a sua casa com Deus e com os irmãos, para apresentar uma morada bem asseada para Deu”. 

Depois de reconfortados espiritualmente, os doentes e idosos foram encaminhados para uma sala de convívio, na freguesia do Louro, onde se refizeram as forças físicas, em ambiente de simpatia e respeito. A festa foi animada pelo grupo de concertinas de Arnoso Santa Eulália. 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190