Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Agência Eclesia | 6 Jul 2007
Novo Bispo Auxiliar em Braga
Pe. António Couto, actual Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, é a escolha de Bento XVI
A Nunciatura Apostólica em Portugal comunicou à Agência ECCLESIA que Bento XVI nomeou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga o Pe. António José da Rocha Couto, actualmente Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN).
O novo Bispo Auxiliar de Braga está a orientar um retiro para padres de Braga na Casa da Torre, em Soutelo, local onde vai ser saudado pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, pelo Bispo Auxiliar D. Antonino Dias e por D. Eurico Nogueira.
D. António Couto nasceu a 18 de Abril de 1952 em Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses, diocese do Porto.
A 2 de Outubro de 1963 entrou no seminário de Tomar da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, então conhecida por Sociedade Missionária. Recebeu a ordenação sacerdotal a 3 de Dezembro de 1980.
Os primeiros anos de sacerdócio foram vividos no Seminário de Tomar. Em 1982 fez o curso da Academia Militar e foi nomeado capelão militar.
Transferiu-se depois para Roma, no Colégio Urbaniano, onde em 1986 obteve a licenciatura em Sagrada Escritura. Em 1989, depois de uma permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Instituto Franciscano de Emaús, obteve o doutoramento em Teologia Bíblica.
Foi seguidamente professor de Sagrada Escritura até 1991, no Seminário de Luanda, em Angola. Regressado a Portugal, foi colocado no Seminário de Valadares com o encargo da formação dos estudantes de teologia.
De 1996 a 1999 foi reitor do Seminário de Valadares e leccionou na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. De 1999 a 2002 foi vigário geral e, neste ano, eleito Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova.
A SMBN é composta por sacerdotes diocesanos e leigos que se consagram à evangelização. Surgida em Portugal, no ano de 1930, encontra-se actualmente em Angola, Brasil, Japão, Moçambique e Zâmbia.
Em 2004, João Paulo II nomeou o futuro Bispo Auxiliar de Braga como membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.
D. António Couto é colaborador do Programa ECCLESIA (RTP2), da Igreja Católica, onde colabora regularmente desde 2005 na sua qualidade de biblista.
É autor dos seguintes livros: Até um dia (poemas) 1987; Raízes histórico-culturais da Vila Boa do Bispo; A Aliança do Sinai como núcleo lógico-teológico central do Antigo Testamento (tese de doutoramento), 1990; Como uma dádiva. Caminhos de antropologia bíblica, 2002 (2.ª edição revista em 2005); Pentateuco. Caminho de uma vida agraciada, 2003 (2.ª edição revista, 2005). E também autor de artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas.
O novo Bispo Auxiliar de Braga é também presença habitual na Internet, no site www.boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia.
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva