Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
23 Mai 2016
Card. Filoni na Colômbia: bispos, pastores a serviço dos fiéis
Bogotá (RV) - “Ser pastores com o cheiro das ovelhas, conscientes de que na Igreja a autoridade está a serviço dos outros e não pode ser imposta a não ser com o amor.” Foi o que disse o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, aos dois novos bispos, Dom Raúl Alfonso Carrillo Martínez e  Dom Jaime Uriel Sanabria Arias,  vigários apostólicos de Puerto Gaitán e San Andrés y Providencia, ordenados pelo purpurado, neste domingo (22/05), na  catedral de Bogotá, na Colômbia. Saudação do Papa aos fiéis colombianos   O Cardeal Filoni levou aos fiéis presentes na celebração eucarística a saudação e a bênção do Papa Francisco, e recordou aos novos bispos a importância do ministério episcopal, sublinhando que “Cristo, na sabedoria e prudência do bispo, guia o povo de Deus rumo à felicidade eterna”.  O purpurado pediu aos fiéis dos dois vicariatos para “acolherem com alegria e gratidão” Dom Carrillo Martínez e  Dom Sanabria Arias, permanecendo ao lado deles “com o coração” e apoiando os dois na tarefa de “testemunhar o Evangelho para a santificação do povo de Deus que lhes foi confiado”.  Praticar a caridade, humildade e simplicidade “Os vicariatos apostólicos são circunscrições eclesiásticas ainda não estabelecidas como dioceses. Por isso, precisam de cuidados particulares, acompanhamento generoso e um olhar vigilante que os leve à maturidade”, disse o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. “Precisam de bispos que sejam homens autênticos de Deus, na caridade, humildade e simplicidade de vida, que amem os fiéis com amor paterno e cuidem daqueles que não pertencem ao rebanho de Cristo, porque também eles precisam de orações”, frisou o Cardeal Filoni. Atenção aos pobres O purpurado pediu aos novos bispos para que deem uma “atenção particular aos sacerdotes, seminaristas, religiosos e catequistas”, sem trascurar “as igrejas que mais precisam de ajuda”. Exortou os prelados a permaneceram sempre “custódios e administradores fiéis dos mistérios de Cristo para todos”, porque “a Igreja é de Cristo, de Deus” e precisa se colocar a seu serviço, “destacando-se na caridade e no zelo para com todos, especialmente os pobres”. Congresso Missionário O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos chegou à Colômbia, no último sábado (21/05), e permanecerá até o próximo dia 28. Nesta segunda-feira (23/05), o Cardeal Filoni visitará o vicariato apostólico de Guapi, e nos próximos dias o de Puerto Leguízamo. Na quinta-feira, 26 de maio, em Bucaramanga, presidirá a missa de abertura do 12º Congresso Missionário Nacional, sobre o tema "Somos Igreja colombiana em saída missionária". (MJ) (from Vatican Radio)...
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva