Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
17 Abr 2014
NOVAMENTE EM CASA PARA A COMUNHÃO
Saudação de D. Jorge Ortiga a D. Francisco Coelho, novo bispo auxiliar de Braga.

Novamente em casa para a Comunhão

Saudação ao novo Bispo Auxiliar

Em sintonia com o Programa pastoral sobre a Fé Celebrada, quis meditar com o presbitério a marca indelével da unção das mãos, que nos integra numa família que se vai renovando através de uma espiritualidade de comunhão. Caminhamos, de um modo permanente, unidos a Cristo para que a Sua presença resplandeça entre nós qual luz evangélica para a alegria do mundo.

Nascemos de uma única fonte e percorremos os caminhos da mesma missão, dispersos por diferentes lugares, mas conscientes de que foi Cristo que aí nos colocou, em ordem a que Ele continue a servir o mundo com um amor humano e divino. Humano porque carregado de todas as expressões que um amor puro exige e divino porque marcado pelo imperativo de dar a vida gratuitamente.

Neste Amor está a salvação que Cristo iniciou há dois mil anos. Continuamos integrados numa cadeia de Arcebispos e padres que nos antecederam e nos incutem um estímulo novo para não adormecermos na rotina do repetitivo e nos abrirmos a novos desafios. Daí que espero que no dia 18 de Julho nenhum sacerdote falte ao encontro marcado com o Beato Bartolomeu dos Mártires, na celebração dos 500 anos do seu nascimento. Será mais uma graça a viver colegialmente por todos.

Nesta consciência da nossa comunhão – histórica e no presente – quero anunciar-vos que o Santo Padre acaba de nomear, para nosso Bispo Auxiliar, o Rev. Padre Francisco José Senra Coelho, oriundo da nossa Arquidiocese, mas incarnado em Évora, em cuja catedral será ordenado no dia 29 de Junho, pelas 16 horas.

Conhecedor das nossas peculiariedades, que enriqueceu com profícuo estudo e dinamismo apostólico, louvamos a Deus por mais este dom que acolheremos, conscientes de que frutificará juntamente com todo o presbitério. Saudámo-lo com amizade e garantimos-lhe que poderá contar com a nossa unidade, afetiva e efetiva, que tem norteado o nosso ser Igreja. Pessoalmente, abraço-o nesta Igreja Catedral, para iniciarmos, em breve, uma experiência de alegre serviço a este povo maravilhoso do nosso Minho. Não irá pisar terra estranha e sabemos que a sua paixão e dedicação pelo Reino ajudar-nos-á a rejuvenescer a Arquidiocese, através de um contributo especializado na promoção da fé e na vivência da caridade.

Seja bem vindo. Nos desafios dos nossos tempos, caminharemos com ele no itinerário de renovação da Arquidiocese, sempre com o estímulo do Beato Bartolomeu dos Mártires.

Braga (Quinta-feira Santa), 17 de Abril de 2014

+ Jorge Ortiga, A.P.