Peregrinação a Taizé '17

Para mais informações clica aqui.

Arquidiocese

Hi-God: Um dia com Deus
Inscrições abertas
(+info)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens
Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens | 22 Mar 2017
Papa Francisco desafia os jovens a deixar a sua marca, evocando Fátima
Papa Francisco lança mensagem para os jovens, para a celebração da próxima Jornada Mundial da Juventude
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Mais Opinião

"Cidade do Vaticano, 21 mar 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem aos jovens, desafiando-os a deixar a sua marca no mundo e na Igreja, dando como exemplo a Virgem Maria, no centenário de Fátima.

“Como a jovem de Nazaré, vocês podem melhorar o mundo, para deixar um sinal que marque a história”, refere, numa videomensagem a respeito da celebração da próxima Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece a nível diocesano, no dia 9 de abril (Domingo de Ramos).

Francisco disse aos jovens que a Igreja e a sociedade “precisam deles”, da sua “coragem”, dos seus “sonhos e ideais”, para derrubar os “muros” de quem está imóvel.

“[Vocês] abrem caminhos que nos levam para um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano”, referiu.

O Papa convida os jovens católicos a cultivar uma relação de “familiaridade e amizade” com a Virgem Maria, “como uma mãe”.

A videomensagem acompanha o tradicional texto para a celebração da Jornada Mundial da Juventude, este ano com o tema ‘O Todo-poderoso fez em Mim maravilhas’

Este documento evoca o Centenário das Aparições, em Fátima: "Convido-vos a recordar dois aniversários importantes em 2017: os trezentos anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil; e o centenário das aparições de Fátima, em Portugal, onde, com a ajuda de Deus, irei em peregrinação no próximo mês de maio".

Francisco sublinha que a Virgem Maria não é uma “jovem-sofá”, mas deixa-se desafiar por Deus, porque a fé é o “coração” da sua história.

“O seu cântico [Magnificat] ajuda-nos a compreender a misericórdia do Senhor como motor da história, tanto a história pessoal de cada um de nós como a da humanidade inteira”, escreve.

O Papa recorda que a próxima edição internacional das Jornadas Mundiais da Juventude vai decorrer no Panamá, em 2019, antecedida pelo Sínodo dos Bispos de 2018, sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

A mensagem observa que uma “verdadeira experiência de Igreja” não é como um “flashmob” em que se marca um encontro e depois cada segue o seu caminho.

“A Igreja traz consigo uma longa tradição, que se transmite de geração em geração, enriquecendo-se ao mesmo tempo com a experiência de cada indivíduo. Também a vossa história encontra o seu lugar dentro da história da Igreja”, acrescenta.

Francisco alerta ainda os jovens para a “falsa imagem da realidade” transmitida pelos ‘reality show’.

“Sede protagonistas da vossa história, decidi o vosso futuro”, apela.

O Papa conclui com uma oração à Virgem Maria, para que ajude todos a “cantar as maravilhas que o Senhor realiza”." (in Agência Ecclesia)

Vídeo da mensagem: https://www.youtube.com/watch?v=bAjlgl9QiAQ

PARTILHAR IMPRIMIR
Pastoral de Jovens
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190

Coordenador

Dr. Alberto Manuel Ribeiro Gonçalves

Assistente

P. João Paulo Coelho Alves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui