XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Brufe (São Martinho) | 27 Nov 2020
Effathá#211
Boletim Paroquial de 30 de novembro a 6 de dezembro

ADVENTO: iniciamos este fim de semana o Advento. “Neste Advento APLICA-TE” será o mote da nossa caminhada. Continuamos a propor o livro “Rezar no Advento”: livro de oração diária, a partir da Palavra de Deus. Custa de 1€. Haja um por família. Os pais tenham a preocupação por ajudar os seus filhos na preparação do Natal. Oração de Advento em família: para melhor viver e celebrar o advento em família, crie-se o cantinho de oração, colocando nele a Bíblia aberta. Façam a coroa de advento com as quatro velas, acendendo uma por cada semana. Reúnam-se pais e filhos numa hora própria e rezem em família. Podem usar o livro Rezar no Advento. No site da paróquia poderão encontrar mais sugestões para viver e celebrar o tempo de Advento. Não esquecer de fazer o presépio em família.

ORAÇÃO PARA ACENDER A I VELA DO ADVENTO: ”Senhor, Tu vens ao nosso encontro e nós acendemos esta primeira vela, como uma lâmpada que brilha em lugar escuro, para manter vigilantes os nossos corações, enquanto aguardamos a Tua vinda. Que os nossos corações não se tornem pesados. Que os nossos olhos não se deixem encandear pelas luzes artificiais do Natal que se avizinha. Ilumina, Senhor, os nossos corações, para contemplarmos no Presépio o milagre da luz no meio das nossas trevas, da força de Deus na nossa fragilidade, da grandeza divina na nossa pequenez humana. Ámen.”

DESAFIO - COMO REPRESENTAR ESTE ANO O PRESÉPIO?: todos os anos procuramos fazer com que o presépio na igreja tenha em conta a atualidade: Deus encarnou e continua a encarnar a nossa história, a nossa vida comum. Por isso, face ao que estamos a viver, em que cenário nasce Jesus nos dias de hoje? Deixem as vossas sugestões, até ao dia 8 de dezembro, no recipiente respetivos, por email: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt; ou através deste link: https://forms.gle/PNZ6EUfMW3D1sepUA. Os Vicentinos recolherão todas as sugestões e depois de analisar aquela que mais se adequa representarão dessa forma o nascimento de Jesus.

COROA DE ADVENTO: desafiamos todas as famílias a fazer a coroa de advento e a fazer a caminhada com o rezar e o acender da vela semanalmente, como na Igreja. A criatividade é muito bem vinda. Façam chegar à paróquia por mail as fotografias da vossa coroa.

REZAR NO ADVENTO: é um livro de oração diária, a partir da Palavra de Deus, com o custo de 1€. Haja um por família. Os pais tenham a preocupação por ajudar os seus filhos.

DESAFIO - PRESÉPIO EM FAMÍLIA: a comunidade está convidada a fortalecer a feliz tradição de montar o presépio em família. Propomos que haja, em cada casa, um presépio exterior, de jardim, ou num espaço visível para quem passa. Propomos como tema o mote da caminhada de Advento/Natal: “Aplica-te”.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: no dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição, na Eucaristia das 9h45, faremos o ritual da bênção das Mães Grávidas. Pedimos que, juntamente com os pais, se inscrevam na sacristia, no cartório paroquial, por telefone (252303250), nos horários de atendimento ou por mail saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt.

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - BODAS MATRIMONIAIS: no dia 27 de dezembro, vamos celebrar a Família. Por isso, convocamos todas as famílias, de forma especial, todos os casais que celebram as suas bodas matrimoniais durante o presente ano. Pedimos que, no dia 8 de dezembro, no final da Missa, compareçam para um pequeno encontro de preparação com a Pastoral Familiar. Inscrevam-se na sacristia ou no cartório.

MARCAR INTENÇÕES DE MISSA: já estão disponíveis, na sacristia, os boletins para as intenções de missa. Levem-nos e depois de preenchidos entreguem-nos de novo na sacristia para se proceder à marcação. Pedimos que o entreguem até 20 de dezembro. Tenham em conta as indicações no verso.

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA: o gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade. Quando deixarmos de rezar pelos defuntos, quer dizer que os perdemos da memória. Ao pedir na missa pelos familiares e amigos estamos a reavivar em nós a nossa esperança. Recordamos que o encontro com Deus e com os familiares chegará um dia também a cada um de nós. Além disso, é oportunidade para refletirmos sobre o sentido último das nossas vidas.

AZULEJO “MÃE DE DEUS”: azulejo industrial 100×100mm, cozido e vidrado em forno de alta temperatura. O motivo impresso é da autoria de Isabel Amaral. Nesta arte, está um mote para a (re)descoberta do património cultural e religioso. É um presente económico (6€) e colecionável. Podem encontrar este azulejo na sacristia, no cartório paroquial, ou encomendar por mail saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt.

LIVRO “AO MEU QUERIDO JESUS”: livro de orações para crianças e adolescentes. Os pais e avós podem ajudar os filhos e netos a rezar a Jesus e a Deus. Podem adquiri-los no final das Missas, na sacristia ou no cartório paroquial.

VELAS DA CARITAS: todos os anos a Caritas faz a campanha de “10 milhões de estrelas – Um gesto pela Paz”, com o objectivo de combater as desigualdades, apoiar os necessitados e inverter a curva da pobre em Portugal. Cada “estrela” custa 2€.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: dia 4, sexta, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal