XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 6 Nov 2020
Effathá#208
Boletim Paroquial de 9 a 15 de novembro

IV DIA MUNDIAL DOS POBRES: dia 15, na celebração das 11h15, a Conferência Vicentina, acolhendo o estímulo provocador do Papa Francisco, sensibiliza toda a comunidade para a realidade da pobreza na nossa paróquia. Para o efeito, leva a cabo uma campanha de aproximação e de solidariedade junto da comunidade e dos pobres. E, tendo em conta os que mais precisam para ajudar, lança um desafio a cada pessoa ou família: fazer uma OFERTA MONETÁRIA ou TRAZER BENS ALIMENTARES NÃO PERECÍVEIS (arroz, massa, óleo, azeite, enlatados...). Como o fazer!? À chegada encontrareis um recipiente junto da porta principal. Colocai aí o fruto da vossa generosidade. Se desejar fazer oferta monetária, entregue-a no final da eucaristia. O ofertório desse domingo reverterá para os vicentinos. Vamos ajudar os que mais precisam? Sim, vamos!

REZAR PELOS DEFUNTOS: propomos uma oração para rezar, junto à sepultura dos seus familiares ou amigos, ou em casa, de forma individual ou em família. Durante este mês pode rezá-la todos os dias. Esta oração pode obtê-la na Igreja à saída, nos escaparates. Pode ainda obtê-la a partir daqui: http://www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf/noticia/26349/

COMPANHIA DE GUIAS DE FAMALICÃO: com o regresso à escola e à catequese, regressam também as Guias aos seus encontros semanais. No dia 31 de outubro recomeçam as atividades. Se tens entre 6 e 21 anos, aparece na sede, junto à estátua de Sto. Adrião, por baixo do salão paroquial. Em cada sábado, reúnem-se as avezinhas, dos 6 aos 10 anos, das 15h ás 16h30; as aventuras, dos 11 aos 15, das 16h35 ás 18h; as caravelas, dos 16 aos 18, das 15h30 ás 17h. “Somos mais de 10 milhões de raparigas e jovens mulheres a fazer a diferença, SÓ FALTAS TU! Apresenta-te! Serás muito bem acolhida.”

PEDITÓRIO DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO: o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão, como organizador e dinamizador do peditório, agradece todas as contribuições, porque na luta contra o cancro, todos contam.

LAUSPERENE – O QUE É? Lausperene (do latim laus perene, «louvor perene») é a designação dada na Igreja à exposição contínua do Santíssimo Sacramento da Eucaristia (hóstia consagrada) para que os fiéis O possam adorar. «Adoração é reconhecer que Jesus é meu Senhor, que Jesus me mostra o caminho a seguir, me faz entender que só vivo bem se conheço a estrada indicada por Ele. Portanto, adorar é dizer: "Jesus, eu sou teu e sigo-te na minha vida, nunca gostaria de perder esta amizade, esta comunhão contigo". Poderia também dizer que a adoração na sua essência é um abraço com Jesus, no qual eu digo: "Eu sou teu e peço-te que estejas também tu sempre comigo". (Bento XVI)»

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA: o gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade, bem como o de visitar o cemitério. Quando deixarmos de rezar pelos defuntos, isso significa que os perdemos da memória. A Missa é atualização da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao celebrá-la damos graças a Deus por tão precioso dom para a humanidade. E quando pedimos uma intenção pelo nosso familiar estamos a reavivar em nós a sua memória, estamos a dizer-lhe que o continuamos a amar, estamos a confiá-lo a Deus, e professando a fé na ressurreição de Jesus, manifestamos a nossa comunhão com cada um deles. Além disso, sendo a eucaristia união com Cristo, isto quer dizer que todos participamos do mesmo mistério. Ao pedir a missa pelos familiares e amigos estamos a reavivar em nós a nossa esperança, isto é, colocamo-nos no caminho do encontro com Deus, na comunhão dos santos. Recordamos que o encontro com Deus e com os familiares chegará um dia também a cada um de nós. Além disso, é reconhecermos a importância de, ao rezar pelos irmãos que partiram, refletirmos sobre o sentido último da nossa vida.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga