Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 9 Jul 2017
Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Jorge Ortiga: uma festa à Vocação!

“Toda a vocação sacerdotal é um grande mistério,

um Dom que supera infinitamente o homem”.

São João Paulo II

É este mistério insuperável e grandioso que somos convidados a contemplar nesta hora festiva em que toda a Arquidiocese de Braga se une em torno da celebração das Bodas de Ouro Sacerdotais do seu Bispo! É este Dom de Deus, que sempre nos atravessa e encanta com a beleza suprema do amor, que todos nós, unidos na comunhão da Igreja, somos convidados a exultar, rejubilando com D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, pelos 50 anos da sua ordenação presbiteral!

Esta é toda a riqueza que, de forma particular neste aniversário, temos diante de nós e que enobrece e dilata o tesouro das nossas vidas de homens e mulheres crentes! Devemos contemplá-la com o mesmo olhar terno, fiel, confiado e diligente de Maria, porque é sempre pelos olhos da Mãe que melhor vislumbramos e alcançamos a grandeza da vocação sacerdotal! Só na luz inextinguível dos olhos da Senhora da Alegria compreendemos a oferta plena de amor em que se converte a vida daqueles que, por Deus escolhidos e chamados, aceitam seguir e viver, pelo sacerdócio, a mesma entrega do Seu filho, Jesus Cristo!

Este domingo, dia 9 de Julho, completam-se 50 anos sobre a data em que D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, foi ordenado padre. É a fio de ouro que se narra a história deste meio século de sacerdócio, denunciando a preciosidade da vida que responde com toda a sua inteireza ao chamamento recebido do Senhor.

Por isso, para assinalar as Bodas de Ouro Sacerdotais do prelado, a Arquidiocese traçou um programa comemorativo que se estende entre os dias 9 e 16 de Julho e que obedece à temática “No ouro do sacerdócio, a renovação da Arquidiocese”.

O programa, que inicia com as ordenações diaconais e termina com as ordenaçãoes sacerdotais, contempla momentos de formação, oração para membros do clero, consagrados, responsáveis da Arquidiocese, Movimentos Eclesiais e Ministérios Laicais, bom como momentos de convívio, como concertos e jantares, abertos a outras entidades. As iniciativas que compõem o programa têm também como objectivo pensar e trabalhar uma estratégia de renovação da Arquidiocese.

É tempo de festa! Celebramos o ouro do sacerdócio numa dupla perspectiva. Celebramos, olhando para trás, em atitude de acção de graças diante do Senhor por tão grande Dom! Porém, celebramos também, e sobretudo, olhando para a frente, almejando a ousadia de desenhar um tempo novo que continuamente se renova na alegria do Evangelho, pois, afinal, “a vocação sacerdotal é o grande mistério” que se vai revelando no inquieto e irreverente imperativo de contínuo rejuvenescimento, onde a esperança quer erguer a voz para falar de vida e de alegria!

Também o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional se une a esta celebração e felicita D. Jorge Ortiga pelas suas Bodas de Ouro Sacerdotais, agradecendo-lhe pelo seu testemunho vocacional que, ao longo destes 50 anos, nos tem ajudado a viver na unidade e na comunhão com Deus e com os irmãos, conforme atesta o lema do seu episcopado: “Que todos sejam um” (“Ut unum sint”).

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui