Arquidiocese

Semeadores de Esperança:
I Tema
(+info)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 5 Dez 2017
Fórum Vocacional e de Oração juntou 200 agentes de pastoral no Seminário Menor
Encontro desafiou ao Encontro pessoal e íntimo com Cristo Jesus.
PARTILHAR IMPRIMIR

Na sequência de encontros realizados nos respectivos arciprestados, realizou-se no passado dia 1 de Dezembro, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, o II Fórum Vocacional promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, subordinado ao tema “Deixa que Ele te encontre!”, e com participação de cerca de duas centenas agentes de pastoral dos Arciprestados da Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto e Barcelos, acompanhados também por alguns sacerdotes.

O encontro iniciou por volta das 9h30 com uma dinâmica de acolhimento aos participantes. Seguiu-se depois um tempo de oração, na Capela da Imaculada, assim como uma breve contextualização sobre o teor de todo o encontro que procurou “vincar a dimensão vocacional da vida, assim como a relação interdependente e íntima entre Oração e Vocação”, lembrando a necessidade de “sempre ‘esperar contra toda a esperança’, isto é, de esperar e escutar o chamamento de Deus, para vivermos o encontro pessoal com o Senhor Jesus, que nos aponta o caminho da nossa Vocação”.

Depois disso, os participantes foram convidados a passar por quatro diferentes workshops, de forma rotativa, ao longo do dia. Assim, foi possível interpelar os agentes de pastoral, lembrando o seu “papel insubstituível no discernimento vocacional e acompanhamento daqueles que lhes são confiados”, pois “a Vocação é como uma semente que, uma vez germinada, precisa de cuidados para que possa crescer e florir”. Num outro workshop, os participantes foram convidados a um encontro mais próximo com a Palavra de Deus, através de uma Lectio Divina, que desafiou cada um para “para a escolha da melhor parte, isto é, para a experiência da oração e da intimidade com Cristo Jesus”. Num outro momento, os agentes de pastoral puderam ficar a conhecer alguns “testemunhos vocacionais”, concretamente de um sacerdote, de um casal e de uma consagrada, apresentados como “biografias de esperança que tocam as nossas vidas com a marca da alegria”. Houve também tempo para Adoração ao Santíssimo, um momento de contemplação e de maior intimidade com o Senhor, que desafiou cada um “a moldar e a preparar a sua casa para acolher a visita de Jesus”.

Pouco depois das 15h30 teve lugar a celebração da Eucaristia, presidida pelo P.e Mário Martins, coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional e reitor do Seminário Menor que acolheu a iniciativa. Numa celebração em que os presentes foram convidados a depositar junto do altar o resultado de tudo o que reflectiram, rezaram e viveram ao longo de todo o encontro, o sacerdote, evocando todos os momentos vividos e rezados ao longo do dia, lembrou que é “Jesus que vem à nossa vida para procurar e salvar o que está perdido e precisa de ser reencontrado”, acrescentando que, “por meio desse encontro íntimo e pessoal com Cristo, através da oração e da escuta atenta da Palavra de Deus, todos somos chamados a uma vocação específica”, isto é, “todos somos chamados ao seguimento e ao anúncio de Jesus, de modo a que possamos despertar Esperança em nós próprios e também nos outros, deixando-nos moldar por Deus para a salvação a que Ele nos chama”.

O encontro terminou por volta das 17h00, depois do lanche e de um breve momento de confraternização entre todos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Pastoral Vocacional
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui