Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 6 Mar 2018
Agentes de pastoral de Braga desafiados a “escutar, discernir, viver a chamada do Senhor” na abertura da Semana das Vocações
Encontro contou com a presença de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.

No passado sábado, dia 3 de Março, às 10h00, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu um encontro com os agentes de pastoral do Arciprestado de Braga com o objectivo de envolver e implicar todas as comunidades na vivência da Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, que este ano acontecerá neste Arciprestado subordinada ao tema “Escutar, discernir, viver a chamado do Senhor”, conforme proposto pelo Papa Francisco.

Este encontro, o primeiro do recheado programa de iniciativas, traçado para assinalar e celebrar esta Semana, congregou no Centro Pastoral da Arquidiocese agentes de pastoral, desde párocos, catequistas, coordenadores de grupos de jovens, chefes de guias de Portugal, chefes de escuteiros, entre outros, contando ainda com a presença do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

O P.e Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, deu as boas vindas aos participantes, enfatizando que a celebração e vivência desta Semana dedicada às Vocações pretende ajudar a “despertar uma cultura vocacional na Igreja”. O Reitor do Seminário Menor alertou ainda que a presente iniciativa, ao preparar a Semana de Oração pelas Vocações, tem a missão de “ajudar na sua divulgação, envolvendo e contagiando outros”.

Seguidamente, tomou a palavra o Arcipreste de Braga, o P.e Sérgio Torres, que, corroborando estas palavras e agradecendo a iniciativa e a presença do Departamento no Arciprestado, lembrou que “há ainda muito trabalho a fazer neste âmbito”.

Posto isto, os elementos da equipa da Pastoral Vocacional da Arquidiocese conduziram o encontro, composto por dinâmicas, cânticos, meditação da Palavra de Deus, trabalho de grupo e oração, que procuraram ajudar os presentes a reflectir sobre a importância “dos verbos escutar, discernir e viver, enquanto serviço e entrega amorosa aos outros, em toda a experiência vocacional”.

Durante o encontro foi também apresentado o programa desta semana, explicando-se as diversas actividades que o compõem e envolvendo-se os agentes de pastoral presentes na participação, divulgação e concretização das mesmas.

Perto do final do encontro tomou a palavra D. Jorge Ortiga, que lembrou aos presentes que “falar da pastoral vocacional é falar da pastoral da Igreja”, pois “tem de permear toda a vida da Igreja”. Por isso, e como frisou, é “necessária uma preocupação e atenção diárias”, de modo a que se possa “ir propondo a experiência do encontro com Jesus Cristo”, pois “onde está um baptizado está a consciência de que Deus chama”. O prelado acrescentou ainda que “teoricamente a Semana das Vocações nem deveria fazer falta”. Porém, e como salientou, esta procura “sublinhar este aspecto da vida cristã”, recordando-nos que “o Senhor, quando chama, não nos pede nada, mas dá-nos tudo para que O possamos levar a todos”.

O próximo encontro de preparação para esta Semana de Oração pelas Vocações, acontece já no dia 17 de Março, sábado, às 21h30, no Auditório do Colégio S. Caetano. Trata-se de um momento de cariz cultural, com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, que acontece no contexto de uma dinâmica vocacional preparada também pelo já referido Departamento.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B