Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 19 Set 2018
Departamento de Pastoral Vocacional prepara novo Ano Pastoral com uma responsabilidade nacional
Equipa será responsável pela preparação de todo o material relativo à dinamização e vivência da Semana de Oração pelas Vocações, a divulgar por todo o país.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga iniciou o seu programa de actividades relativo ao Ano Pastoral 2018 / 2019 com uma primeira reunião realizada no passado dia 17 de Setembro, no Centro Pastoral da Arquidiocese, num ano em que conta com uma responsabilidade acrescida e de âmbito nacional, na medida em que terá a seu cargo a preparação de todo o material relativo à dinamização e vivência da Semana de Oração pelas Vocações, a decorrer de 5 a 12 de Maio.

A equipa, reforçada com alguns novos membros, conta com mais de 20 elementos, entre sacerdotes, consagrados e leigos, provenientes de diferentes institutos religiosos e de diferentes pontos da Arquidiocese, e tem como coordenador o P.e Mário Martins.

Nesta primeira reunião foi já apresentado o programa do Departamento para todo o ano. Entre muitas actividades e solicitações, destacam-se os Encontros Vocacionais, este ano destinados aos Arciprestados de Vila Nova de Famalicão e Braga, que no ano anterior foram palco, respectivamente, da Semana de Oração pelos Seminários e da Semana de Oração pelas Vocações. Além disso, outro dos pontos altos do ano para este Departamento prende-se com todas as actividades relacionadas com a vivência e celebração da Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal, e que este ano se centra, em toda a Arquidiocese, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. A este propósito, e como já referido, merece destaque o facto de neste ano pastoral ser da inteira responsabilidade deste Departamento, da Arquidiocese de Braga, a preparação de todo o material e subsídios de apoio e promoção à vivência e celebração desta semana, divulgados a nível nacional, isto é, disponibilizados para todas as dioceses e paróquias do país.

De referir que todas as actividades do Departamento serão pensadas e concretizadas à luz do Programa Pastoral entretanto publicado pela Arquidiocese, subordinado ao tema “Ser Esperança” e tendo como mote a frase retirada da Carta de S. Paulo aos Romanos - “Sede alegres na esperança” (Rom 12, 12).

Além disso, também o Sínodo dos Bispos relativo à XV Assembleia Geral Ordinária, agendada para o próximo mês de Outubro e dedicada ao tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional", assim como o Ano Missionário convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa – “Todos, tudo e sempre em Missão”, servirão de base e de orientação para a actuação deste Departamento de Pastoral para as Vocações.

Ao mesmo tempo, ao longo do ano, e particularmente no contexto das suas reuniões mensais, o Departamento procurará reflectir a partir da Carta Pastoral de D. Manuel Sánchez Monge, bispo de Mondoñedo-Ferrol, em Espanha, intitulada “Una pastoral vocacional entusiasmada”.

Para potenciar a vivência do plano de actividades traçado e, à semelhança do ano anterior, o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional tem já agendado, neste início de ano, um encontro com todas as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional, no próximo dia 20 de Outubro, sábado, no Centro Pastoral da Arquidiocese, em Braga.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B