Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 21 Dez 2018
Curso Geral de Catequese em Fafe
Terminou no passado dia 17 de dezembro, sob orientação do Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos, o primeiro módulo “A alegria de evangelizar”, do curso geral na paróquia de Santa Eulália de Fafe, onde participaram 19 catequistas.

Terminou no passado dia 17 de dezembro, sob orientação do Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos, o primeiro módulo “A alegria de evangelizar”, do Curso Geral na paróquia de Santa Eulália de Fafe, onde participaram 19 catequistas.

O Curso Geral ou formação fundamental do catequista, está inserido na 2º fase de formação de base do catequista, sendo a 1ª fase o curso de iniciação denominado “Ser catequista hoje”.

Como refere o plano de formação de catequistas, aprovado pela comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, “a segunda etapa formativa engloba uma formação fundamental que garanta ao catequista um conjunto de competências para o exercício da sua missão. Trata-se de um percurso mais alargado de formação através do qual o catequista aprofunda a sua identidade, adquire um conhecimento mais esclarecido da fé da Igreja e do que é a catequese como serviço à comunicação da fé, do conhecimento dos destinatários da catequese e das metodologias próprias da catequese da infância e adolescência. Este tempo formativo subdivide-se em diversos tempos ou módulos, podendo ser proposto como um percurso de acompanhamento dos catequistas a desenvolver ao longo de vários anos. (…). À formação teórica sucede-se um estágio, onde os catequistas são acompanhados na aplicação dos princípios teóricos que abordaram. Além destes módulos, prevê-se a organização de módulos complementares específicos, sobretudo na área da catequese com adolescentes e adultos”.

Caso pretenda mais informação sobre a formação disponibilizada pelo Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos, por favor contacte-nos, através do e-mail: educris@arquidiocese-braga.pt.

Joana Marcos

Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves

Assistente

Pe. José Tiago Pereira Varanda

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui