Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 29 Jul 2021
Ação de Formação sobre o Diretório para a Catequese
“CATEQUESE: do Ato à Ação – Acolhendo as interpelações do Diretório para a Catequese” foi a proposta de formação do Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais, marcada para o dia 24 de julho de 2021.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais ofereceu uma pertinente ação de formação a toda a Arquidiocese no âmbito do Diretório para a Catequese, publicado em 2020, pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, o terceiro documento do género em 50 anos. Este documento orientador da catequese e de todos os catequistas visa responder às profundas mudanças do contexto social e cultural que estamos a viver, sublinhando o impacto das novas tecnologias e da globalização na transmissão da fé.

O novo Diretório para a Catequese quer ajudar-nos a ir ao essencial da catequese – a pessoa de Jesus. Deste modo, a “grande renovação da catequese passa por um processo contínuo do cristão e da comunidade eclesial, para a qual a preparação e a formação contínua dos catequistas é crucial e decisiva”, diz-nos D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, no prefácio do Diretório.

A ação de formação teve lugar no Auditório Vita, obedecendo estritamente a todas as regras sanitárias em vigor, e dividiu-se em três momentos orientados pelo Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues e pelo Padre Tiago Varanda.

No primeiro momento, o Cónego Luís Miguel apresentou a Evolução Histórica dos últimos 50 anos, em que foram publicados o Diretório Catequístico Geral, em 1971, o Diretório Geral de Catequese, de 1997 e o mais atual Diretório da Catequese, de 2020. Este momento foi importante pois, entre outras coisas, foi possível entender a necessária e urgente passagem de uma catequese inspirada pela escola para uma catequese inspirada pelo catecumenato. 

De seguida, o Padre Tiago Varanda ajudou os presentes a (re)descobrir a Identidade da Catequese, partindo do capítulo II, da Primeira Parte, do documento em estudo. Aprofundou a natureza, finalidade e fontes da catequese. Elencou, de seguida, uma série de tarefas para a pastoral catequética: esta leva ao conhecimento da fé; inicia à celebração do Mistério; forma para a vida em Cristo; ensina a rezar e introduz à vida comunitária.

Por fim, o Cónego Luís Miguel apresentou a Catequese nos Diversos Cenários Culturais, partindo de uma leitura da Terceira Parte do Diretório. De facto, “a catequese é chamada a levar a força do Evangelho ao coração da cultura e das culturas” (Diretório para a Catequese n.º396).

Os participantes tiveram, ainda, oportunidade para apresentar as suas questões, nos intervalos das conferências, os quais o Departamento intitulou “Vamos tomar um café e falar sobre isto?”.

Apesar de ter sido um evento presencial, a presença nesta ação de formação foi condicionada a um número limite de participantes, devido à situação de pandemia em que vivemos e a todas as restrições a que estamos sujeitos. No entanto, e para que este momento pudesse chegar a vários que por diversas razões não puderam estar presentes, o Departamento de Formação e Ministérios Laicais gravou todos os momentos e disponibiliza-os, nos links a seguir, em formato digital.

 

1. Diretório para a Catequese: evolução Histórica (Cón. Luís M. Figueiredo Rodrigues) - clique aqui

2. (Re)descobrir a identidade da Catequese (Pe. Tiago Varanda) - clique aqui

Vamos tomar café e falar sobre isto?” - clique aqui

3. Catequese nos diversos cenários culturais (Cón. Luís M. Figueiredo Rodrigues) - clique aqui

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves

Assistente

Pe. José Tiago Pereira Varanda

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui