Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 5 Dez 2022
Realizado o 1º Encontro "GODnight: à conversa sobre… Jesus existiu mesmo?"

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro, o primeiro GODnight: à conversa sobre… Este foi o primeiro de um ciclo de três encontros de formação num ambiente mais informal e próximo, promovido pelo Departamento Arquidiocesano para Formação e Ministérios Laicais. Para o primeiro encontro desta primeira edição, o convite foi estendido a qualquer cristão da Arquidiocese e foram cerca de trinta os participantes, que vieram de nove arciprestados.

Este encontro, em que a conversa foi sobre a questão “Jesus existiu mesmo?”, começou com um convite às pessoas que iam chegando a entrarem, acomodarem-se e aquecerem-se com um chá ou um café, acompanhados de bolachas ou bolo. Depois aconteceu um belíssimo momento musical em que a fadista Marina Abreu, da paróquia de Galegos Santa Maria, arciprestado de Barcelos, brindou os presentes com três fados.

Depois foi passada a palavra ao Pe. Pedro Sousa que, partindo da questão proposta, abordou alguns dados históricos sobre a existência de Jesus (porque a fé também precisa da história!), um pouco a teologia da encarnação, e, por fim, a atualidade de Jesus Cristo que não simplesmente "existiu" mas "existe". Descrevendo Jesus como um judeu marginal, o Pe. Pedro disse que “imaginámo-lo forte e poderoso, mas Ele oferece-se na fragilidade de uma criança. Colocamo-Lo quase sempre no extraordinário, mas Ele apresenta-se no quotidiano. Imaginamo-Lo distante, e Ele torna-se próximo de nós”.

A noite prolongou-se ainda com um momento de diálogo e partilha, quer de palavras quer de pão, tal como Jesus, muitas vezes fez.

Foi assim que chegamos à conclusão de que não, Jesus não existiu mesmo. A verdade é que Ele existe! Continua a existir hoje e quer ter uma relação tão próxima com cada um de nós como a que teve com aqueles com quem se relacionou há dois mil anos.

O primeiro GODnight: à conversa sobre… foi assim. Marcamos encontro para o próximo, a três de março de 2023 e iremos conversar sobre se “ressuscitamos ou reencarnamos”!

Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves

Assistente

Pe. José Tiago Pereira Varanda

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui