Arquidiocese de Braga -
23 janeiro 2026
"Cruza-te" no arciprestado de Fafe
Réplica da Cruz da JMJ congrega jovens e adultos em oração e reflexão em três noites
O arciprestado de Fafe acolhe, durante todo o mês de fevereiro, a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, no âmbito da iniciativa do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil (DAPJ) de Braga. A iniciativa intitulada “Cruza-te” pretende fazer memória do caminho vivido desde a JMJ Lisboa 2023 e, simultaneamente, lançar as bases para a preparação da JMJ Seul 2027, convidando à oração e à reflexão.
A equipa da pastoral juvenil arciprestal preparou três momentos abertos à participação de todos, jovens e adultos, conjugando momentos de oração e de reflexão, no sentido de refletir sobre o lugar dos jovens na Igreja e renovar o compromisso pastoral no caminho que continua a ser feito.
O primeiro será um momento de oração e decorrerá no dia 7 de fevereiro, às 21h15, na Igreja Românica de São Romão de Arões.
O segundo acontecerá no dia 21 de fevereiro, também às 21h15, e consistirá num painel de reflexão intitulado “Jovens e Igreja: que caminhos, que possibilidades, que esperança?”. Nesta sessão, que deverá ter lugar no auditório da Escola Carlos Teixeira, em Fafe, estão confirmadas as presenças de Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e do Pe. Samuel Beirão sj, promotor do estudo “Escutar para Acompanhar”, da Companhia de Jesus.
O percurso no arciprestado concluir-se-á com um último momento de oração, no dia 28 de fevereiro, às 21h15, na Igreja de São Bartolomeu do Rego, após o qual a réplica da Cruz da JMJ seguirá para o arciprestado de Celorico de Basto.

Partilhar