3 setembro 2018

Nomeações Sacerdotais no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Algumas das comunidades paroquiais passarão a ser presididas por um novo pároco.

Tal como é habitual, no final de mais um ano pastoral, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, perante as necessidades pastorais que foram surgindo, procedeu a diferentes nomeações no que respeita ao movimento eclesiástico na nossa Arquidiocese.

Assim, eis as nomeações tornadas públicas por D. Jorge Ortiga e no que apenas diz respeito às paróquias do Arciprestado de Vila Nova Famalicão:

O Pe. João Evangelista Martins de Barros foi dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da paroquialidade de Divino Salvador de Delães e S. Miguel de Seide, disponibilizando-se para colaborar nas paróquias de S. Salvador de Pereira, Sta. Leocádia de Pedra Furada e Sta. Marinha de Remelhe, do Arciprestado de Barcelos.

Já o Pe. Joaquim Machado Mesquista foi dispensado da paroquialidade de S. Simão de Novais, S. Paio de Seide e Sta. Maria de Abade de Vermoim e nomeado pároco de S. Lourenço de Celeirós e Sta. Ana de Vimieiro, do Arciprestado de Braga.

Por sua vez, foi nomeado pároco de Divino Salvador de Delães, S. Simão de Novais e S. Miguel de Seide o Pe. João Manuel Pinheiro Antunes, tendo sido dispensado da paroquialidade de Sta. Leocádia de Tamel, Divino Salvador de Vilar do Monte e S. Tiago de Creixomil, do Arciprestado de Barcelos.

O Pe. Manuel António Sá Lopes foi nomeado pároco de Sta. Maria de Abade de Vermoim, em acumulação com as paróquias às quais já presidia anteriormente, S. Tiago de Areias, S. Martinho de Avidos e Divino Salvador de Lagoa.

Da mesma forma, o Pe. Nuno Fernando de Sá Vilas Boas foi nomeado pároco de S. Paio de Seide, em acumulação com S. Cristóvão de Cabeçudos, S. Pedro de Esmeriz e Sta. Eulália de Palmeira.

No tocante à comunidade de Sta. Marinha de Lousado, o Pe. Eusébio Esteves Baptista foi dispensado, a seu pedido e por razões de idade e saúde, da paroquialidade da mesma.

Foi nomeado pároco de Lousado o Monsenhor Manuel Joaquim Carvalho Fernandes, em acumulação com S. Mamede de Ribeirão, comunidade à qual já presidia anteriormente.

O Arciprestado famalicense contará também com a presença de um diácono que realizará o seu estágio ao longo do próximo ano pastoral. Assim, o Diác. Manuel José Sousa Torres estagiará nas paróquias de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão e S. Martinho de Brufe, sob a orientação do Pe. Francisco Miguel Fernandes Carreira.

De referir ainda que, aquando destas nomeações, o Arcebispo Primaz procedeu à renovação e constituição do Colégio de Arciprestes para os próximos cinco anos. No caso concreto de Vila Nova de Famalicão mantém-se como Arcipreste o Pe. Armindo Paulo da Silva Freitas e como Vice-arcipreste o Pe. Francisco Miguel Fernandes Carreira.

A propósito destas nomeações, “o Arciprestado manifesta a sua profunda e sentida gratidão a todos os sacerdotes, aos que estão de saída, aos que chegam de novo a estas comunidades e àqueles que se mantêm ao serviço do mesmo, desejando a todos as maiores felicidades no exercício da sua vocação sacerdotal”.