8 janeiro 2016

Movimentos de Pastoral Paroquial

Default Image

José Ferreira Marques

A Paróquia não vive só de festas e monumentos. Tem uma vida, de menor envergadura/visibilidade, que, por ser diária, merece tanta ou maior importância, tempo e dedicação, do que todas as festas e monumentos juntos.

Catequese

Anualmente temos entre 200 crianças que frequentam a catequese do 1º ao 10º ano. Com elas trabalham cerca de 20 Catequistas.

A coordenação está entregue à Xana Freitas.

HORÁRIOS

A Catequese da Infância (1º ao 6º ano) realiza-se aos sábados, às 10h30.

A Catequese da Adolescência, realiza-se à 3ª feira, pelas 19h30, de 15 em 15 dias.

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS: além da formação promovida por outros agentes (arciprestado, diocese, etc...), realizamos 3 ações de formação interparoquial. Este ano, as ações de formação interparoquial, ao cuidado do padre Paulo Duarte, SJ, têm as seguintes datas: 5 de novembro; 14 de janeiro, 29 de abril. São às 17h00, e,  nesses dias, não  há Catequese.

FORMAÇÃO DE PAIS: uma a vez por trimestre há, também, reunião/formação de pais. Esta formação é realizada em estreita proximidade com 3 colaboradoras salesianas: Claudine, Sofia e Teresa. As datas deste ano são: 19 de novembro, 18 de fevereiro, 27 de maio, às 17h00.

A celebração com a Catequese faz-se uma vez por mês.

Escola Bíblica, Ano 27

Tem uma média de 20/25 elementos por sessão e tem por base de ensino a aprendizagem bíblica. Acompanham, os tempos do ano litúrgico, os temas anuais que nos são dados para reflexão; os documentos da Igreja (Papa, Conferência Episcopal Portuguesa, etc..).

CNE

É o Agrupamento 84. Foi fundado em 24 de Agosto de 1952, e tem uma média de 80 efetivos.

Aém da participação nas atividades paroquiais prórpias e ordinárias: formação (crianças, pais e dirigentes), promovem a Ceia de Natal, passeiod afamília Escutista. Durante o ano têm, ainda, ua participaçã integrada no Program de Atividades do Núcleo de Guimarães.

Grupos Corais

Em todas as Eucaristias e restante liturgia temos animação musical.

As Eucaristias, ao domingo, celebram-se às 08h00 e 11h00. Na Eucaristia das 08h00 canta um pequeno grupo de pessoas “maduras”, pois este horário não cativa muita juventude. A das 11h00, é animada musicalmente pelo Coral Litúrgico, assim chamado, para o distinguir do Coral Juvenil, que sendo também litúrgico, anima a celebração vespertina de sábado que celebramos às 19h30.