Língua gestual

Desejo subscrever a newsletter de Basílica dos Congregados
4 Fev 2020
A Matemática do arquitecto André Soares na Capela de Nossa Senhora Aparecida

A Capela de N. Sr.ª Aparecida, integrada no edificado dos Congregados de Braga, é um dos espaços mais sublimes da arquitetura religiosa bracarense. Atribuída a André Soares, que a terá concebido na fase final da sua vida, impressiona pela pequenez do seu espaço associado à minúcia e excelência dos pormenores decorativos. Cenário de vida e refúgio dos Padres Oratorianos, esconde um complexo e invisível trabalho matemático, cujo significado é oportuno decifrar. Os autores desta investigação, quando colocados perante um dilema clássico do artista cuja obra parece ultrapassar as fronteiras do empirismo e dos seus próprios instrumentos de trabalho não têm, nesta fase, quaisquer dúvidas de que André Soares era, na fase final da sua vida, quando a desenhou, um arquiteto competente. Poucos teriam, à época, as condições para estudar os autores mais credíveis e as matérias mais úteis, ainda menos teriam a paciência para praticar a sua arte ou estariam rodeados de mestres artesãos em quem confiar a edificação do seu plano. Poucos, em Portugal, desenvolveram a destreza e o conhecimento para exercerem a tão difícil Arte do Desenho. André Soares, sim: a sua excelência tornou possível que esta pequena capela, de finalidade recatada, se agigante de cada vez que os nossos olhos a visitam.

CONVIDADOS: ÂNGELA LOPES, GISELA GOMES, JOÃO CABELEIRA E M. ELFRIDA RALHA [U. MINHO] / INSCRIÇÕES LIMITADAS: INSCRICOES.CULTURA@CM?BRAGA.PT

Palavras-Chave:
Matemática  •  Oratorianos  •  Braga  •  Congregados  •  Basílica  •  Igreja  •  Capela  •  Capela dos Monges  •  Pentagrama  •  André Soares  •  Conferências Soarescas  •  Braga à Lupa
Basílica dos Congregados

Avenida Central, 98

Cartório Paroquial

Segunda a Sábado
9h30 — 12h30
15h15 — 17h30

Eucaristias

De Segunda a Sexta
10h30 | 12h | 17h

10h30 |12h | 17h | 22h

9h | 10h30 | 12h

Confissões

Segunda a Sábado
9h30 — 10h25
11h — 11h45
15h15 — 16h
16h — 16h45

Visitas aos Doentes

Mediante solicitação, em horário a combinar com o reitor.

Clique Aqui

Clique Aqui