Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes
Pastoral da Cultura | 9 Jun 2020
CICLO DE CONFERÊNCIAS Espiritualidade, Arte e Poesia
22, 25 e 29 de junho | 2, 6 e 9 de julho

Em fase de conclusão do ano 2019/2020, a Pastoral da Cultura de Braga vai organizar mais um ciclo de conferências, desta vez em formato de videoconferência, durante os meses de junho e julho, em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica, intitulado “Espiritualidade, Arte e Poesia: o ser humano procura o que está ao longe". Dividido em seis sessões, este ciclo contará com a presença  de distintos oradores, que preencherão com experiência e sabedoria todos os encontros desta formação.

O 'Espiritualidade, Arte e Poesia' será inaugurado já no próximo dia 22 de junho com o Poeta António Carlos Cortez, que refletirá sobre a Arte e Espiritualidade na contemporaneidade. Seguido do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, Professor Seabra Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que apresentará, no dia 25 de junho, Os pontos de convergência na Arte, na Poesia e na Espiritualidade.

A terceira sessão, marcada para o dia 29 de junho, contará com o dramaturgista e presidente do Teatro Nacional São João, Pedro Sobrado, para refletir sobre a Espiritualidade e Arte: o ser humano procura o que está ao longe. Já a sessão do dia 2 de julho será dedicada à Espiritualidade e a Arte na transformação do tempo e do espaço, com o escritor Mário Cláudio.

Na quinta sessão, a 6 de julho, teremos a presença do sacerdote e pintor Adelino Ascenso, que fez estudos de Budismo em mosteiros tibetanos no Nepal e na Índia, para nos ajudar a refletir sobre O lugar da Arte. O lugar da poesia e da pintura. O lugar da Vida. Na sexta e última sessão, a 9 de julho, contaremos com a presença do ator e encenador Luís Miguel Cintra, que encerrará o ciclo de conferências refletindo sobre a Aprendizagem e competências comunicacionais por meio das artes.

Além dos conferencistas, esta formação contará com a presença dos seguintes formadores: Carlos Morais, Cândido de Oliveira Martins, Filomena Ponte e Eduardo Duque, professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica.

As seis sessões deste ciclo, dedicado à “Espiritualidade, Arte e Poesia”, terão início às 21h30, em formato de videoconferência, e estão abertas a todos aqueles que se identificam com a missão da Pastoral da Cultura. A participação é limitada e implica uma inscrição obrigatória disponível AQUI.

Este Ciclo de Conferências é ainda creditado como ação de formação para professores de grupos específicos de docência e limitado no número de inscrições. Os docentes deverão participar em pelo menos quatro das seis sessões.

INF: cultura@arquidiocese-braga.pt | Tel: 91 454 106 3

Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

P.e Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui