Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
18 Mar 2017
Ir para além do desfecho de um curso concluído
Discurso na Sessão Solene de entrega de diplomas da UCP - Braga

Nesta sessão solene de entrega de diplomas, somos inevitavelmente projectados para o futuro. Esse tempo, não muito distante, deve resultar de dois factores: o vosso empenho em elevar as competências adquiridas e, por outro lado, oportunidades de emprego. Sem emprego, dificilmente crescerão na alegria de desenvolveram as vossas qualidades pessoais e mostrar à sociedade que sois uma mais-valia. O diploma vale de muito pouco, ou quase nada, sem esta integração no mercado do trabalho.

Este é um momento de esperança realista. Importa despertar o sentido que inquieta todos os seres humanos e mostrar que não podemos prender-nos a ideias que nos condicionam. Uma sadia insatisfação pode despertar oportunidades que nunca foram pensadas. É esta capacidade de inovação que aconselharia a todos os diplomados. Obter o diploma foi difícil e custoso. Mas ele é, ao mesmo tempo e simbolicamente, a chave de ingresso no futuro. Com ele, e a partir dele, sozinhos ou acompanhados, dêem espaço à vossa criatividade, rasguem novos horizontes e sejam exigentes convosco mesmos. Vale a pena lutar! Expresso os meus parabéns aos diplomados e desejo que o futuro sorria a todos, para o vosso bem e para o bem da sociedade.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF do discurso na íntegra.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva